Arquivo/ABr

Desde a zero hora desta sexta-feira, a Black Friday movimenta o comércio eletrônico. Mas, desde o começo do mês, vários segmentos já usam o apelo da data para antecipar as vendas de fim de ano. Criada em 2010 no Brasil a partir de um evento similar nos Estados Unidos (este criado em 2001), a Black Friday aos poucos vai caindo no gosto do brasileiro, e é uma espécie de pontapé inicial e termômetro das vendas de Natal nos próximos 30 dias.
Segundo uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) no começo desta semana, cerca de 30%  de quem vai comprar nesta edição da Black, quer antecipar os presentes de Natal de olho nas promoções.
Se o evento começou pelo comércio eletrônico, atualmente todos os ramos de varejo aderiram — lojas, shoppings, restaurantes, supermercados, setor de serviços, passagens aéreas, locações em geral, entre outros.
Outra pesquisa — do Ibope Conecta — mostra que a data caiu no gosto da população, e que 68% dos usuários de internet tem a intenção de realizar alguma compra nessa data, contra 18% que afirmam que não farão compras. Em 2016, última vez que a pesquisa foi realizada, os percentuais eram de 67% e 13%, respectivamente.
Diversas estimativas foram divulgadas em relação às vendas e ao faturamento na Black Friday, todas indicam alta. Um exemplo, levantamento do SPC mostra que a vendas devem crescer pelo menos 4,4%, ficando acima da alta nas vendas de outras datas deste ano, como a Páscoa (3,2%), Dia das Mães (4%), Dia dos Namorados (2,2%), Dias dos Pais (2,8%) e o Dia das Crianças (2,2%).

Um terço vai usar o 13º salário para quitar dívidas
Boa parte dos paranaenses vai aproveitar o 13º salário para quitar dívidas. É o que mostra a sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), na qual o pagamento de dívidas foi a destinação mais citada, com 33,3%, um terço dos respondentes.
O 13º salário deve injetar R$12,66 bilhões na economia do Estado. As empresas têm até o dia 30 de novembro para realizar o pagamento da primeira parcela aos trabalhadores. Já os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a última parte do 13º a partir de segunda-feira até o dia 7 de dezembro.
Aberto até mais tarde
De olho no 13º salário dos curitibanos, cuja primeira parcela deverá ser paga até o dia 30 de novembro, o comércio de rua da Capital funcionará a partir de 1º dezembro em horário estendido, ficando aberto até mais tarde. Até o dia 22 de dezembro as lojas ficam abertas das 9 às 22 horas nos dias de semana, enquanto aos sábados o horário vai até 21 horas e nos domingos, das 13 às 19 horas. Já no dia 24 de dezembro, véspera de Natal o horário será das 9 às 21 horas.