Tomaz Silva/ABr – Semana de promoções pode agitar o comércio

Tem início hoje a campanha Semana do Brasil, também chamada de Black Friday brasileira. Será o segundo ano da campanha, que nasceu para tentar estimular as vendas no comércio com promoções semelhantes á Black Friday. A Semana do Brasil segue até o dia 13 de setembro.

A Associação Comercial do Paraná está estimulando seus associados a participarem da Semana Brasil 2020. Articulada pela Secretaria de Comunicação do governo federal (Secom) em parceria com o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), a campanha traz como tema “Vamos em frente, com cuidado e confiança”.

Com o objetivo de estimular as vendas, a campanha de descontos reúne lojas de diferentes setores, como alimentação, eletrônicos e eletrodomésticos, que se propõem a oferecer descontos aos consumidores.

Após meses de queda nas vendas provocada pela pandemia da Covid-19, a ação poderá ajudar na recuperação do comércio, segundo o presidente da ACP, Camilo Turmina.

“Vivemos um longo período de vendas baixas e uma campanha como esta é muito bem-vinda como oportunidade para reduzir estoques e fazer algum caixa. É um momento importante de mobilização em defesa do emprego e dos negócios. Com certeza trará benefícios para a economia como um todo”.

As vendas online cresceram 41% durante a edição do ano passado, segundo o Ebit/Nielsen. Já o varejo presencial, de acordo com dados da Cielo, registrou um aumento de 11,3% nas vendas.

A maioria dos shoppings da Capital já anunciaram que participam da Semana do Brasil, assim como lojas de rua e até mesmo bancos.