A Prefeitura faz hoje uma blitz educativa para orientar os homens sobre como contribuir para o fim da violência contra as mulheres. A equipe da Assessoria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres irá até o cruzamento das avenidas Marechal Floriano Peixoto e Marechal Deodoro, das 11 às 13 horas, entregar material informativo feito especialmente para data. No primeiro semestre deste ano, foram registrados 26.228 casos de violência doméstica no Paraná, 24% a mais que no mesmo período de 2018, quando foram 21 mil ocorrências.
A ação marca o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, 6 de dezembro. A ideia é sensibilizar o público masculino com relação à necessidade de engajamento pela mudança de ideias e comportamentos machistas e agressivos.
O Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres faz menção ao assassinato de 14 mulheres em 1989, no Canadá. Um jovem armado invadiu uma sala de uma universidade, expulsou os homens e começou a atirar nas mulheres. Após matar 14 estudantes ele se suicidou. O crime mobilizou a opinião pública, promoveu um debate sobre desigualdades entre homens e mulheres.