Narley Rezende

Apoiadores e opositores do governo Jair Bolsonaro se concentraram na Praça Nossa Senhora do Salete, no Centro Cívico, em Curitiba, no final da tarde desta sexta-feira (10 de maio). Numa cena rara de se ver nos últimos anos, manifestantes de esquerda e direita dividiram o mesmo espaço, quase que lado a lado, durante a visita de Jair Bolsonaro a Curitiba. No Palácio Iguaçu (sede do governo estadual), o presidente participou da cerimônia de ativação do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Regional Sul.

Um dos manifestantes a marcar presença no Centro Cívico, Antônio Carlos Moura, líder do movimento República de Curitiba, conta que há quase sete anos participa dos movimentos de rua. “Estamos aí nos movimentos de rua desde março de 2013, com a finalidade de impedir que o comunismo seja um movimento que tome o Brasil de uma maneira organizada, que foi o que vimos nesses últimos 14 anos do governo de esquerda do PT. Eles tomaram o poder e transformaram o brasil num caos. E nós aí, eu sou ex-aluno do Olavo de Carvalho e da UFPR, e como cidadão estou desde 2013 nas ruas junto com todo esse pessoal para fazer com que o Brasil seja o país de todos, e não de alguns”, diz Moura, que ainda avalia como positivo essa largada do governo de Bolsonaro, argumentando que o político do PSL “já realizou 43% daquilo que prometeu na campanha”.

De acordo com a Polícia Militar, cerca de 150 apoiadores de Bolsonaro participaram do ato. Os manifestantes, contudo, apresentam um número maior: cerca de 500 pessoas.

Mas não foram só palavras de apoio e carinho que o presidente da República teve de escutar na capital paranaense. Pelo menos dois protestos contra Bolsonaro foram realizados em Curitiba, um deles chamado de ‘Marcha pela Educação’ e convocado por estudantes, professores, técnicos, integrantes da comunidade interna e externa de universidades e institutos federais.  O outro protesto foi convocado via Facebook pelo grupo Rebeldia – Juventude da Revolução Socialista. A manifestação foi chamada de ‘BOLSONARO NÃO É BEM VINDO EM CURITIBA!’ e tinha 2.300 pessoas confirmadas, além de 5.200 interessadas, até às 8h30 dessa sexta-feira (dia 10). 

Segundo a Polícia Militar, cerca de mil pessoas participaram dos protestos contra Bolsonaro, enquanto os manifestantes estimam em 2,5 mil o número de participantes das manifestações.

Depois do evento com Bolsonaro, que foi encerrado por volta das 18 horas, os estudantes seguiram em passeata pelo centro, protestando contra o governo federal, que recentemente anunciou o contigenciamento de 35% das verbas orçamentárias das universidades federais – instituições como a UFPR e a UTFPR dizem que podem ser obrigadas a paralisar as atividades no segundo semestre por falta de dinheiro caso a medida não seja revista. O Ministério da Educação, por sua vez, diz que só irá descontigenciar as verbas das instituições de ensino caso a reforma da Previdência seja aprovada no Congresso Nacional.