Franklin de Freitas

O Corpo de Bombeiros realizou criteriosa avaliação técnica em todas as arquibancadas montadas para o desfile de 7 de setembro na Avenida Cândido de Abreu, em Curitiba, nesta quinta-feira (6), e identificou irregularidades na montagem das estruturas, além da ausência de documentos obrigatórios.  Em razão disso, e para que se preserve a segurança do público, foi determinada a interdição dos equipamentos. Com a determinação, o público terá que conferir o desfile em pé. 

A empresa responsável pelo trabalho é a Front Estruturas, de São Paulo, que venceu a concorrência pública para a execução do projeto, nos termos das normas em vigor. Por determinação da governadora Cida Borghetti, imediatamente após o aviso de interdição, foi aberto um processo administrativo contra a empresa, bem como suspenso qualquer pagamento. "O Paraná presa pelo respeito às leis e coloca a segurança e o bem-estar do cidadão como prioridade", afirmou a governadora.

Marcado para sexta-feira, o tradicional Desfile Cívico de Sete de Setembro na Avenida Cândido de Abreu provocará bloqueios de trânsito nos bairros Bom Retiro, Centro Cívico, São Francisco, Alto da Glória e Juvevê. O desfile tem início às 9 horas, com previsão de término entre 12h30 e 13 horas. 

A interrupção no tráfego de veículos começa já no fim da noite de quinta-feira, a partir das 23 horas, e segue até às 15 horas da sexta-feira. O trecho do desfile é de aproximadamente 600 metros e a Avenida Cândido de Abreu ficará bloqueada durante o evento entre a Inácio Lustosa, ao lado do Shopping Mueller, e a Ernani Santiago de Oliveira, ao lado da Prefeitura. 

Agentes da Superintendência de Trânsito (Setran) e policiais do Batalhão de Trânsito (BPTran) vão orientar motoristas e participantes do desfile. 
Além da Cândido de Abreu, haverá bloqueios na Carlos Cavalcanti (entre a Trajano Reis e a Luiz Leão), Trajano Reis (entre a Carlos Cavalcanti e Barão de Antonina), Mateus Leme (entre General Xavier da Silva e Deputado Mário de Barros), Benjamin Zilli (entre Eurípedes Garcez dos Nascimento e Alberto Folloni), Guaratuba (entre São Sebastião e Ricardo Lemos), Colombo (entre a Moysés Marcondes e Travessa Irmã Julia), Campo Sales (entre Mário de Barros e Mauá) e João Gualberto (entre Mauá e Augusto Severo). 

Alguns cruzamentos não terão permitida a passagem de veículos não credenciados durante o desfile. Os motoristas também devem ficar atentos ao tráfego de veículos pesados desde a notie de quinta. Normalmente o Exército promvoe o tráfego de seus blindados na noite anterior ao desfile. Na manhã de sexta também deve ser grande a movimentação no entorno da Cândido de Abreu.