Divulgação / PM

De janeiro a outubro deste ano, as equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) do Paraná registraram aumento no número de apreensões de armas e drogas, além de alta no número de prisões. Os números foram apresentados nesta quinta-feira (1), durante balanço da atuação do batalhão na Capital e Região Metropolitana de Curitiba.

Entre janeiro e outubro deste ano, as equipes do Bope apreenderam 224 armas de fogo, um aumento de 30,23% a mais que no mesmo período do ano anterior, quando foram 172 artefatos.

O número de prisões também teve aumento de 20,36% do ano passado para 2018 (de 953 para 1.147).

Quando se trata de apreensões de drogas, os números dispararam. Neste ano a atuação do BOPE resultou em 2,8 toneladas de maconha, 83 quilos de crack e 40 quilos de cocaína retirados de circulação, enquanto que no ano anterior foram 1,5 tonelada de maconha, sete quilos de crack e sete quilos de cocaína.

Festejo

Em outubro, o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) do Paraná comemorou 8 anos de criação e a unidade fez uma cerimônia militar com demonstrações de emprego de suas equipes com rapel de helicóptero, simulações de ocorrências e de controle de distúrbios civis no pátio do Quartel do Comando-Geral da PM, em Curitiba, nesta quinta-feira.

A Comandante-Geral da PM, coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, explicou que a educação continuada da tropa do BOPE é fundamental para que a unidade possa oferecer suporte às unidades de área da Polícia Militar. Sobre a entrega de medalhas, ela também citou que o reconhecimento aos militares estaduais pelo seu serviço serve como reconhecimento e agradecimento pelo trabalho.

“A capacitação é constante, por isso o BOPE é considerado um efetivo para emprego em situações diferenciadas e as medalhas são um incentivo para que os policiais continuem treinando e se especializando buscando aprimorar habilidades e técnicas que podem fazer o diferencial no atendimento às ocorrências”, afirmou.

O BOPE preparou uma série de demonstrações de cada subunidade para apresentar a essência do emprego da tropa em situações de roubo com refém, emprego de helicóptero e exercícios com viaturas. As dezenas de pessoas e familiares dos policiais militares que vieram assistir a cerimônia ficaram maravilhados com a habilidade das equipes policiais.