Em dia de ata do Comitê de Política Monetária (Copom) e após o Congresso norte-americano ter aprovado um acordo sobre o prazo do teto fiscal, a Bovespa operou no mesmo sentido do Dow Jones: em queda. Assim, interrompeu nesta quinta-feira, 17, uma sequência de seis altas consecutivas. O desempenho doméstico foi amplificado pelo recuo forte do setor siderúrgico e de OGX. Petrobras PN, que também tem grande peso no índice, operou no vermelho quase o dia todo e deu sua contribuição, enquanto Vale e bancos subiram.

O Ibovespa terminou em baixa de 1,1%, aos 55.358,13 pontos. Na mínima, registrou 55.146 pontos (-1,48%) e, na máxima, 56.168 pontos (+0,35%). No mês, acumula ganho de 5,77% e, no ano, queda de 9,18%. O giro financeiro totalizou R$ 7,737 bilhões. Os dados são preliminares.

Líder de alta do índice nos três últimos pregões, os papéis da OGX devolveram parte do desempenho acumulado, de quase 124% no período. Neste pregão, lideraram as perdas, em processo atribuído por operadores a uma realização de lucros.

A pressão de baixa no Ibovespa veio ainda do setor siderúrgico, prejudicado por relatórios do Bank of America (BofA) e UBS. O BofA reduziu a recomendação de Gerdau e Usiminas para neutro, e reiterou recomendação underperform para CSN. Além disso, reduziu o preço-alvo das ações. Já o UBS iniciou a cobertura do setor com recomendação de compra para Gerdau e venda para CSN e Usiminas.

Gerdau PN caiu 3,93%; Metalúrgica Gerdau PN, -4,54%; Usiminas PNA, -6,12%; Usiminas ON, -5,93%; e CSN ON, -1,45%.

Petrobras também pressionou o índice, com a queda de 0,76% na ação PN. A ON subiu 0,18%, puxada pela forte atuação de um investidor estrangeiro na compra.

Nesta madrugada, os trabalhadores da estatal iniciaram paralisação e interromperam, segundo a Frente Única dos Petroleiros (FUP), a produção em plataformas, refinarias, terminais e sedes administrativas da companhia em todo o País. Os grevistas querem a suspensão do leilão de Libra, na segunda-feira, 21. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, garantiu que a venda ocorrerá.

Vale ON teve ganho de 1,19% e a PNA se valorizou 1,49%.

No setor financeiro, os papéis subiram, recuperando parte do atraso recente em parte estimulados pela ata do último encontro do Copom. O documento sinalizou que o ciclo de alta não acabou e o mercado agora trabalha com mais 0,50 ponto de elevação no encontro do Banco Central em novembro. Bradesco PN subiu 0,37%; Itaú Unibanco PN ganhou 1,04%; BB ON caiu 0,04%; e Santander Unit subiu 0,26%.

Nos EUA, depois de operar em queda o dia todo, o Dow Jones melhorou a minutos do final e fechou praticamente estável, com -0,01%, aos 15.371,65 pontos. O S&P subiu 0,67%, para o nível recorde de 1.733,15 pontos, e o Nasdaq teve valorização de 0,62%, aos 3.863,15 pontos.

O Congresso norte-americano aprovou projeto para financiar o governo até 15 de janeiro e suspender o teto da dívida até 7 de fevereiro do próximo ano. A proposta seguiu para sanção do presidente Barack Obama nesta madrugada, o que permitiu o retorno dos servidores públicos ao trabalho nesta manhã. O acordo resolveu a questão temporariamente, já que em breve as discussões sobre o Orçamento terão que ser retomadas.