Pedro Martins / Mowa Press – Jogadores do Brasil comemoram o terceiro gol

O Brasil derrotou a Áustria por 3 a 0 na manhã deste domingo (10), em Viena, no último amistoso antes da Copa do Mundo. A seleção do técnico Tite venceu com gols de Gabriel Jesus, Neymar e Philippe Coutinho. A estreia na Copa será no próximo domingo (17), às 15 horas, em Rostov, contra a Suíça. O Mundial começa nesta quinta-feira (14), com a partida entre Rússia e Arábia Saudita.

A Áustria foi escolhida para este amistoso porque, na avaliação da comissão técnica do Brasil, pratica um futebol similar ao da Suíça, com marcação forte e uma linha de cinco jogadores na defesa. Nos últimos amistosos, os austríacos venceram a Rússia (país-sede da Copa) e a Alemanha (atual campeã mundial). Antes da partida, houve uma homenagem à tenista Maria Esther Bueno, que morreu na sexta-feira (8)

No primeiro tempo, o Brasil teve dificuldade diante da marcação da Áustria. Só conseguiu abrir o placar porque marcou um gol polêmico. Uma bola chutada por Marcelo da intermediária desviou em um zagueiro austríaco e caiu nos pés de Gabriel Jesus, que tocou para dentro, aos 34 minutos. O atacante brasileiro estava impedido. Contudo, o árbitro considerou que o desvio do zagueiro austríaco foi intencional, o que descaracteriza o impedimento.

Na etapa final, a Áustria afrouxou a marcação e o Brasil marcou mais dois gols. Neymar fez 2 a 0 , após receber livre de Willian, aos 17 minutos. Ele deixou um zagueiro no chão com um drible e tocou na saída do goleiro Lindner. Aos 23, Philippe Coutinho deu um toque de letra para Firmino, ainda no meio-de-campo, recebeu em profundidade e tocou cruzado na saída do goleiro. O placar poderias ter sido mais dilatado, mas Paulinho e Firmino perderam um gol cada na cara do goleiro. Philippe Coutinho ainda mandou uma bola no travessão.