Ana Paula Martinez é um nome de destaque do direito na área de concorrência – nacional e internacionalmente. Em 2016, foi eleita o melhor advogado do mundo no setor, entre aqueles com menos de 40 anos de idade, no prêmio promovido pela publicação britânica especializada Global Competition Review (GCR). Foi a segunda vez que a jurista, natural de Vitória, no Espírito Santo, e naturalizada espanhola em função da descendência paterna, venceu essa categoria da competição, que no ano passado ocorreu em Washington, nos Estados Unidos, numa espécie de Oscar da concorrência.

Assessoramento a organizações internacionais
Pela larga experiência acumulada na área – incluindo a atuação na Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça, entre 2007 e 2010 – é frequentemente chamada a prestar consultorias a organizações internacionais, como o Banco Mundial e as Nações Unidas, em sua divisão para o comércio e desenvolvimento, a Unctad.

Experiência no STF e STJ
A partir da experiência de um mês em Brasília, onde visitou pela primeira vez o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ), começou a gostar do trabalho feito na interseção entre Direito e Economia. E acendeu seu interesse em atuar, um dia, num cargo público suficientemente relevante para ter uma ação transformadora.

Concorrência e anti truste
O conhecimento sobre como funciona o sistema de concorrência em diversos países também faz com que a advogada seja frequentemente convidada a assessorar autoridades de outras nacionalidades e organismos internacionais. Depois que deixou o Ministério da Justiça brasileiro, a especialista passou dois anos compartilhando sua expertise sobre cartéis com o governo da Colômbia, por exemplo.

Gosto por trabalho sob pressão
Afeita ao trabalho sob pressão – coisa de quem aprendeu cedo a lidar com um volume grande de demandas sem se desesperar, por ter sido educada pelo pai no sistema espanhol, incluindo estudos em latim e provas no Consulado Geral da Espanha três vezes ao ano, ao mesmo tempo em que cursava o sistema de ensino brasileiro – fazia o que fosse necessário para não ter o trabalho atrasado pelo trâmite burocrático, ainda que o necessário fosse fazer as vezes de assistente e ir pessoalmente entregar documentos. Hoje Ana Paula voltou é sócia do escritório Levy & Salomão Advogados, em São Paulo, um dos mais conceituados do país na área do direito empresarial.


CURTAS

  • A Casas Bahia lançou no dia 13 de agosto sua campanha institucional de 2017, apresentando o novo conceito de comunicação da rede. Inspirada na música A Casa é Sua, do cantor Arnaldo Antunes, a campanha de mesmo nome reforça o atributo principal da marca que é o relacionamento com seus clientes, sendo presente na vida e na casa deles.
  • O Eixo Espaço de Desenvolvimento, da ABRH-PR recebe a psicóloga Mari Martins, especialista em psicodrama terapêutico e pedagógico, para falar sobre as a aplicação de ferramentas de coaching. O encontro acontece no dia 16 de agosto, na sede do IEL (Instituto Euvaldo Lodi). Os interessados podem se inscrever no site: www.abd-pr.org.br.

FRASE:

Para ganhar aquilo que vale a pena ter, pode ser necessário perder tudo mais.

(Bernadette Devlin)

 


   

  

   

www.hamiltonfonseca.com.br