Foram sete dias, 8.27,16 km quilômetros percorridos, apenas 18 horas de sono durante o período, a companhia de 112 pessoas comuns correndo a seu lado para incentivá-lo, um total de quase 20 maratonas corridas ininterruptamente e enfim o recorde batido. O ultramarotinista Marcio Villar conquistou seu objetivo neste sábado, por volta das 11h, ao ultrapassar a marca mundial de maior distância percorrida em sete dias, registrada no Guinness Book.

Ao descer da esteira instalada no Américas Shopping, no Rio de Janeiro, Marcio agradeceu ao apoio de todos: Sem todos que vieram ao shopping prestigiar e apoiar durante a semana eu não teria conseguido. Hoje com certeza é o dia mais feliz da minha vida. Já estou cadastro no Guinness desde 2011 para tentar este recorde e agora consegui. Podem me chamar de louco, suicida, mas isso é amor e dedicação. Eu consegui, realizei um sonho.

Marcio trouxe o recorde para o Brasil ao superar a marca do francês Pierre-Michael Micaletti, de 822,31 km percorridos em sete dias e agora espera a homologação de sua marca no livro dos recordes. Para isso, o desafio foi monitorado por quatro câmeras o tempo todo e teve o testemunho de mais de 84 pessoas maiores de 18 anos, exigências do Guinness. O recorde tem também o suor das 112 pessoas que correram nas esteiras ao lado do novo recordista. Todos que participaram contribuíram para a campanha Let’s Move For a Better World, promovida mundialmente pela Technogym, que recolheu mais de 1.200 latas de leite em pó para o Instituto do Câncer (INCA). A Technogym também foi a responsável pelo fornecimento das esteiras com alta tecnologia utilizadas no desafio.

O carioca realizou um feito como ir correndo do Rio de Janeiro a Porto Seguro, no litoral sul da Bahia, em uma semana. Marcio saiu da esteira por cerca de 4 horas a cada dia, quando recebeu cuidados de fisioterapia e acupuntura. Segundo o atleta, o desespero bateu diversas vezes, chegou a perder o foco por instantes, mas não podia decepcionar a tantas pessoas que o apoiaram desde o começo. Até o último minuto eu não vou desistir, foi o que disse ao completar 700 km, quando o cansaço já era visível e a dor nas pernas e pés já se tornava quase insuportável.

Alguns atletas famosos estiveram entre as milhares de pessoas que o incentivaram. Os ex-jogadores do Flamengo Zinho e Aílton estiveram no shopping para dar uma força, o atleta Rodrigo Pimpão, do Botafogo, time de coração de Marcio, enviou um vídeo de incentivo e carinho, assim como Gérson, o Canhotinha de ouro. A exaustão física pesou na reta final e a tática para conseguir o recorde foi suspender as horas de sono de sexta para sábado. O colchão inflável que ficava ao lado da esteira foi recolhido e ele seguiu se alimentando de purês e sopas enquanto corria.

Nos últimos quilômetros, dor e sofrimento foram substituídas por festa. A cada quilômetro percorrido o público no shopping comemorava muito. Para incentivar o atleta, um DJ colocou músicas na reta final e o ultramaratonista cantava com a plateia cada nova canção para não perder o foco. Nos últimos cem metros para o recorde, Marcio pediu um microfone e fez a contagem regressiva enquanto colocava o Brasil no livro dos recordes. Após a conquista, o atleta fez uma volta olímpica no shopping e depois deitou para receber massagem da equipe médica.