Reprodução

Carros voadores parecem item de filme de ficção científica. Porém, muitos brasileiros acreditam que vão presenciar tal veículo em vida. Isso é o que afirmam 51% dos brasileiros participantes do primeiro Índice Anual da Situação da Ciência (State of Science Index – SOSI), um estudo global da 3M expondo as percepções da população em geral em relação à ciência.

A pesquisa sobre a ciência foi realizada em 14 países de forma independente e foi encomendada pela 3M, uma empresa global de ciência e inovação, e conduzida pela Ipsos, empresa global de pesquisa de mercado. O estudo explora a imagem da ciência em todo o mundo.

"Nós nos propusemos a pesquisar sobre o que o público em geral pensa e sente sobre ciência e seu impacto no mundo. A ciência é valorizada e confiável ou não é reconhecida?", afirma John Banovetz, diretor global de tecnologia da 3M.

Confira outros dados do Brasil

Brasileiros são mais otimistas em relação a ciência e entendem o impacto da ciência mais do que a maioria dos outros países do mundo, mas não veem o país com líder em avanços científicos.

Sobre expectativas sobre ciência no futuro, os brasileiros estão entusiasmados e otimistas quanto ao impacto futuro da ciência:

66% pensam que os melhores dias da ciência ainda estão por vir.

63% estão entusiasmados com o impacto futuro da ciência na sociedade.

Três em cada quatro (76%) pensam que vão ver a cura do câncer em vida.

A metade (51%) pensa que teremos carros voadores durante a sua vida.

No Brasil, astronautas e jogadores de futebol são igualmente populares. Quando perguntados se preferem jantar com o jogador Neymar ou o astronauta Marcos Pontes a resposta foi:

51% Neymar X 49% Marcos Pontes

Já cantores superam doutores. Preferem jantar com:

58% Ivete Sangalo X 42% Celina Turchi* *(descobriu a relação entre Zika e microencefalia)

Brasileiros são otimistas quando se trata de ciência.

Quando brasileiros escutam a palavra "Ciência" eles se sentem…

94% esperançoso ante de desencorajado 6%

88% fascinados versus 12% entediados

90% acreditam que a ciência impulsiona a inovação

85% acreditam que o mundo é um lugar melhor graças à ciência

Os brasileiros entendem o impacto da ciência mais do que a maioria dos outros países do mundo.

83% pensam que a ciência é muito importante para a sociedade e 72% dizem que é muito importante para a vida cotidiana (versus média global de 63% e 46%, respectivamente).

Cerca de um terço acredita que a ciência tem um impacto completamente positivo em sua vida cotidiana (34%) e na sociedade (37%) hoje, significativamente maior do que a média global (22% e 24%, respectivamente).

Brasileiros são mais propensos do que a média global a se arrepender de não prosseguir uma carreira na ciência (52% contra 46%, respectivamente).

Mais de metade (56%) sentiram-se mais entusiasmados com a ciência quando criança do que agora. No entanto, quase todos os pais brasileiros querem que seus filhos saibam mais sobre ciência.

Os brasileiros não veem seu país como um líder em avanços científicos:
    74% acreditam que o Brasil está ficando para trás de outros países quando se trata de avanços científicos.

42% acreditam que o financiamento inadequado para a pesquisa científica é o maior obstáculo para os avanços científicos no futuro.

84% acreditam que outros países atribuem maior valor à ciência do que o Brasil.