SANTOS, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O meia Bryan Ruiz realizou o seu primeiro treino com a camisa do Santos na manhã desta segunda-feira (23), no CT Rei Pelé. O costarriquenho, que assinou contrato com clube paulista até o fim de 2020, não tem data confirmada para estrear.

Bryan Ruiz dificilmente terá condições de jogo para o duelo contra o Flamengo nesta quarta-feira (25), às 21h45 (de Brasília), na Vila Belmiro, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Além da questão física, o Santos ainda terá que acelerar a questão do visto trabalhista e de seu registro na CBF (Confederação Brasileira de Futebol). A projeção inicial do clube era contar com o novo reforço somente diante do América-MG, no próximo domingo (29), pela 16ª rodada.

“Ele vai fazer a bateria de exames e passar pelo departamento de fisiologia para saber quando estará apto. Lembrando que o jogador vem de uma Copa do Mundo e teve férias merecidas. Mas está longe de saber a data certa (da estreia)”, afirmou Jair Ventura após o empate do Santos sem gols contra a Chapecoense.

Nesta segunda, o costarriquenho foi submetido a “soccer test”, treino de resistência e potência aeróbia, que ajuda a testar a velocidade e força física do atleta.

Além disso, Bryan Ruiz passou por avaliação isocinética, que tem como objetivo identificar desequilíbrios musculares que possam interferir na prática ou no retorno para realização de atividades esportivas.

Bryan Ruiz não foi o único reforço do Santos na pausa para a Copa. O clube paulista ainda fechou com o uruguaio Carlos Sánchez, que estava no Monterrey, do México, e o paraguaio Derlis González, atleta que pertence ao Dínamo de Kiev, da Ucrânia, e que chega por empréstimo em troca envolvendo o meia Vitor Bueno.