O Projeto Pedala Curitiba será ampliado nesta quinta-feira (10) com a inclusão da regional Cajuru. Agora, sete das nove regionais da cidade possuem circuito ciclístico, pelos quais os moradores podem redescobrir a região onde residem utilizando suas bicicletas em passeios à noite, em segurança.

O Pedala Cajuru vai acontecer todas as quintas-feiras com saída em frente ao Centro de Esporte e Lazer Vila Oficinas (Rua Pedro Bocchino, 134) as 20 horas. A concentração é feita meia hora antes. Neste mesmo dia da semana também acontecem o Pedala Tatuquara, com saída as 19 horas do Centro de Esporte e Lazer Santa Rita, e o Pedala Boa Vista, com saída as 20 horas em frente ao Parque Bacacheri. As demais regionais atendidas pelo Projeto Pedala Curitiba são Matriz e Santa Felicidade (todas as terças), Boqueirão e Portão (todas as sextas).

Aceitação

O projeto Pedala Curitiba tem sido bem aceito pela população nas regionais que foi implantado. O departamento de lazer da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude registrou quase 9 mil participações em 76 encontros de ciclistas realizados nas regionais em 2013. Destaque para o Pedala Curitiba Matriz que a cada etapa reúne, em média, 225 ciclistas pelas ruas centrais da capital paranaense.

O Pedala Curitiba Matriz foi lançado em 2008 e foi o primeiro circuito sob coordenação da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. As demais regionais tiveram seus circuitos ciclísticos implantados neste ano. A atual administração está expandindo o programa, adotando uma política de descentralização para os eventos, diz o diretor do departamento de Lazer, Fabiano  Brusamolin.

O nível de dificuldade de cada passeio é alternado, exatamente para tentar atrair diferentes nichos de ciclistas. Em média, cada passeio percorre 15 quilômetros de distância.

Para participar do projeto é necessário ter no mínimo 15 anos e há obrigatoriedade do uso de capacete. Quem não tiver o equipamento de segurança pode emprestá-lo mediante a apresentação de documento de identidade junto aos organizadores

Além do Pedala Curitiba, outros projetos ligados ao ciclismo estão sendo desenvolvidos pela Prefeitura Municipal com destaque para o Ciclolazer, que acontece todos os domingos no Centro Cívico, e atividades regulares nas administrações regionais e no Velódromo de Curitiba.

Números do Pedala Curitiba 2013

Pedala Matriz: 28 etapas e 6.354 participantes

Pedala Tatuquara: 24 etapas e 917 participantes

Pedala Boqueirão: 11 etapas e 1014 participantes

Pedala Boa Vista: 6 etapas e 415 participantes

Pedala Santa Felicidade:  4 etapas e 199 participantes

Pedala Portão: 3 etapas e 41 participantes