Pedro Ribas/SMCS

O prefeito Rafael Greca vai inaugurar, nesta terça-feira (18/12), às 17h30, novas tecnologias que vão transformar o calçadão da Rua XV de Novembro na segunda rua interativa de Curitiba. No mês passado, a Alameda Prudente de Moraes, no Centro, também passou a adotar soluções da chamada “Internet das Coisas”, uma rede inteligente, com sensores e conexões, capaz de coletar e transmitir dados para os smartphones dos usuários que passam por determinado local.

A tecnologia interativa do calçadão da Rua XV de Novembro é resultado de uma parceria entre a Prefeitura, a Associação Comercial do Paraná (ACP) e a startup curitibana MCities. As soluções para promover a “conversa” da via com as pessoas estão sendo instaladas em sete quadras da XV, entre a Rua Presidente Farias e o início da Praça Osório. 

Fachadas e colunas de prédios do calçadão da Rua XV estão recebendo painéis com QR Code, que oferecem informações sobre a rua e eventos, passeios e experiências por toda a cidade. Além disso, minúsculos dispositivos com tecnologia de localização – denominados beacons – vão transmitir para os smartphones, via Bluetooth, informações sobre serviços e comércio existentes no local.

Ao todo, o calçadão está recebendo 13 placas de QR Code e cinco beacons.

Aviso de pauta
Calçadão da Rua XV de Novembro vira a segunda rua interativa de Curitiba
Data: 18/12
Horário: 17h30
Local: Calçadão da Rua XV de Novembro, em frente à sede da Associação Comercial do Paraná (ACP), esquina com Rua Presidente Farias, no Centro.