A partir de 5 de julho está liberada a campanha intrapartidária. Ou seja, pré-candidatos já podem pedir que correligionários escolham seu nome para  concorrer nas eleições deste ano. No entanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proíbe que neste período a campanha atinja o público externo. Por isso, ainda serão proibidas peças publicitárias em rádio, televisão ou até mesmo oudoor “pedindo voto” para a convenção. Em seguida, entre 20 de julho e 5 de agosto, devem acontecer as convenções partidárias, que são os eventos dentro de cada partido para definir os candidatos aos cargos majoritários e proporcionais. Apenas os filiados votam. Daqui há exatamente três meses os 35 partidos políticos oficialmente registrados no TSE farão a inscrição das chapas.  Neste ano vota-se, nas unidades da federação, para deputado estadual e governador do Estado, deputado federal, e senadores e para presidente da República. Para o Senado, serão dois votos em candidatos diferentes, escolhe-se dois senadores ao mesmo tempo. O primeiro turno é no dia 7 de outubro; o segundo, para presidência e governo, caso haja, será no dia 28 de outubro.

Pesquisa à vista
Deve ser divulgada na próxima quarta-feira (16) a segunda pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) neste ano com números de intenções de voto para candidatos ao governo do Paraná. A primeira, divulgada pelo Ibope, não considerou a participação do senador Roberto Requião (MDB) no páreo. O novo levantamento, realizado pelo Instituto Radar Inteligência, considera uma corrida eleitoral com a participação da governadora Cida Borghetti (PP), do ex-deputado federal Doutor Rosinha (PT), do ex-senador Osmar Dias (PDT), do deputado estadual Ratinho Junior (PSD) e do senador Roberto Requião (MDB). A pesquisa Radar é estimulada. Entre os questionários, também há perguntas sobre o nível de conhecimento que o eleitor tem dos candidatos, além de rejeição aos nomes apresentados. A pesquisa, realizada entre os dias 2 e 8 de maio, e encomendada por “JM Portal Paraná”, foi registrada nessa quinta-feira (10) no TSE. O instituto ouviu 1201 entrevistados. O intervalo de confiança é de 95,5 %. E a margem de erro é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos. O registro é PR-05708/2018.

Requião no páreo
Requião declara ser pré-candidato ao governo do Paraná, mas ainda negocia com Osmar Dias uma aliança para 2018, o que faria com que concorrece à reeleição. Requião também já disse, extraoficialmente, ter preferência pelo Senado neste ano. Mesmo assim, ele reclamou da pesquisa Ibope por não ter divulgado pesquisa com seu nome nos questionários. “CBN e ibope fazem pesquisa para o governo do Paraná e excluem meu nome, cachorrada sem vergonha. Pelo jeito já estou eleito!”, reclamou pelo Twitter na época. 

Comportamento denuncia 
Nas redes sociais, o senador Roberto Requião tem patrocinado postagens com frequência. Na marioria das vezes, são pronunciamentos seus da Tribuna do Senado, sobre a conjuntura nacional ou com críticas ao ex-governador Beto Richa (PSDB), possível principal concorrente na corrida por uma das duas vagas no Senado neste ano.