Arquivo Bem Paraná

CURITIBA, PR (UOL/FOLHAPRESS) – O volante Camacho foi uma das principais engrenagens do Audax-SP que projetou Fernando Diniz como um técnico revolucionário, no Paulistão-2016. A posse de bola e a construção de jogadas dependia muito dele, ao lado do volante Tchê Tchê, ex-Palmeiras.

Quando o Atlético-PR apostou em Diniz, o comandante solicitou ao clube que buscasse sua peça-chave no Corinthians, onde tinha perdido espaço. Agora, com a saída do técnico, Camacho reiniciará a caminhada no Atlético buscando convencer Tiago Nunes, novo treinador, de que pode ser útil.

"Já estou aqui há cinco meses. Fui bem recebido e, no começo, as coisas estavam indo muito bem. Agora, estamos passando por um momento difícil, mas essa parada para Copa fez bem. Espero que possamos voltar melhor e sair dessa situação o mais rápido possível", disse à reportagem.

Para ele, o fracasso da passagem de Diniz no clube se deve a sequência de jogos que o time teve, uma bola de neve que começou com uma derrota para o Palmeiras e acabou na penúltima posição do Brasileiro, após 9 derrotas nos últimos 11 jogos.

"O começo foi muito bom, mas depois as coisas não deram muito certo. Foi jogo atrás de jogo e perdemos muitas partidas seguidas. Não sei definir o que não deu certo", comentou.

Camacho ainda falou da relação com o novo técnico: "O Tiago e um grande profissional também, que está buscando o seu espaço. Estamos treinando muito e espero que ele nos ajude nesse recomeço".

AVALIAÇÃO DA COPA

A Copa do Mundo na Rússia vai ficar marcada pela retomada do jogo vertical e objetivo como protagonista sobre o estilo adotado pelas campeãs Espanha e Alemanha, de posse de bola, nos dois Mundiais anteriores. A mudança de modelo de jogo, no entanto, não convenceu Camacho.

"Vi vários jogos da Copa e, na maioria, os times estão optando por se defender mais e sair em contra-ataques. Acho que isso não é tendência em clubes, onde se tem mais tempo de treinar. Ainda prefiro e acho mais bonito de ver os times que mantêm a posse e buscam trabalhar melhor as jogadas. Opinião pessoal."

O volante atleticano destacou meias como De Bruyne, Pogba, Kanté e Lingard, que conduzem a bola e compõem a marcação. "São grandes jogadores e essa posição está cada vez mais importante dentro do futebol. O jogador tem que marcar e saber entrar na área para finalizar com eficiência. O cara que faz essas duas coisas com qualidade está um passo à frente dos demais", analisou.