Foi aprovada na noite de terça-feira (1º) uma emenda na Câmara Municipal de Carambeí, nos Campos Gerais, que altera a Lei Orgânica do município, mudando as regras sobre o nepotismo, permitindo a contratação de cônjuges, companheiros e parentes de até terceiro grau para cargos de chefia, direção ou assessoramento tanto no Executivo quanto no Legislativo.

As novas regras passarão a valer assim que a emenda for publicado no Diário Oficial do município e altera um dispositivo criado pelos vereadores em 2006, que proibia qualquer tipo de nepotismo. Agora, a única restrição é que funcionários da Câmara não podem contratar parentes de empregados da prefeitura e vice-versa.

Onze vereadores votaram a medida, sendo que apenas a vereadora Elisangela Pedroso (PRP) se posicionou contra, afirmando que a emenda que vigorava no município não era inconstitucional e servia de exemplo para outras cidades.

O presidente da Câmara, Jeverson Gomes da Silva (PDT), aponta que a alteração apenas regulariza a legislação do município com a federal. A lei continua valendo tanto para o Executivo quanto para o Legislativo, mas com restrições federais”, argumenta.