Publicidade
Vaza Jato

Câmara ouve Glenn Greenwald sobre Vaza Jato; acompanhe ao vivo

(Foto: Reprodução / TV Câmara )

O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept, foi à Câmara dos Deputados nesta terça-feira (25) para falar sobre a série de reportagens Vaza Jato, que trata de mensagens trocadas entre procuradores da Operação Lava Jato e o ex-juiz Sergio Moro. Também estava prevista a participação do ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública), mas ele cancelou seu comparecimento nesta semana.

Ambos estão convidados a prestar esclarecimentos sobre os vazamentos de conversas atribuídas a Moro, nas quais o ex-juiz federal aparece direcionando ações do coordenador da operação Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol.

Moro, no entanto, está em viagem nos Estados Unidos desde sábado (22). Sua assessoria não confirmou que ele não irá à Câmara, mas disse que só retornará ao Brasil na 4ª feira (26.jun), data em que estava prevista a participação. O ministro já esteve voluntariamente no Senado na semana passada, quando disse que, se forem encontradas irregularidades em seu comportamento enquanto juiz da Lava Jato, deixará o cargo no governo.

Greenwald fala em em reunião da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, desde às 15h15. A audiência é transmitida ao vivo da comissão e canais da TV Câmara. (veja abaixo)

O convite foi feito pelos deputados Camilo Capiberibe (PSB-AP), Carlos Veras (PT-PE), Márcio Jerry (PC do B-MA) e Túlio Gadelha (PDT-PE). No requerimento, afirmam que “os direitos dos cidadãos objeto da Operação Lava-Jato, particularmente do cidadão Luiz Inácio Lula da Silva, foram violados sistematicamente” e que as reportagens publicadas por Greenwald “jogam dúvidas contundentes sobre a imparcialidade na atuação do Juiz Sérgio Moro”.

Na 3ª feira (18.jun), a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado também aprovou convite para que Dallagnol compareça ao colegiado para explicar a troca de mensagens entre procuradores e Moro.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES