Depende do aval do plenário da Câmara Municipal (CMC) a criação de um novo polo gastronômico na cidade. Nesta terça-feira (30), os vereadores deliberam, em primeira votação, o projeto de Bruno Pessuti (PSD) que elege o trecho da alameda Prudente de Moraes, entre a rua Saldanha Marinho e a alameda Dr. Carlos de Carvalho, no Centro de Curitiba, como uma nova região especial da capital (005.00096.2018).

Segundo o autor, a região possui um fluxo gastronômico “reconhecido pela população curitibana e pela mídia”, e que a iniciativa “vem ao encontro dos anseios dos comerciantes, para superar a crise econômica”. Pessuti também lembra que o Plano Diretor de Curitiba (lei municipal 14.771/2015, artigo 121) permite que o Poder Executivo promova melhorias urbanísticas nos polos gastronômicos, requalificando o espaço público, as calçadas, a iluminação e até com a implantação de parklets (“minipraças” em substituição a vagas de estacionamento).

Das seis leis municipais que já implantaram polos em Curitiba, três são de Bruno Pessuti. A primeira delas, ainda da legislatura passada, formalizou a região especial da rua Itupava (15.010/2016). Também são de sua iniciativa os do Alto Juvevê (15.098/2017) e do Água Verde (15.168/2018). Estão nessa relação os polos gastronômicos da Salgado Filho, pelo vereador licenciado Helio Wirbiski (PPS); de Santa Felicidade, por Mauro Ignácio (PSB); e, por Jairo Marcelino (PSD), o da Região Norte.