Gian Galani

Num evento que lotou o Salão Azul do Clube Curitibano, com a presença de cerca de 1.200 pessoas, o empresário Camilo Turmina tomou posse oficialmente como novo presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP) para o triênio 2020-2022. Camilo recebeu o cargo do empresário Gláucio Geara, que administrou a ACP entre 2017 e 2019. Turmina enalteceu em seu discurso a disposição de fazer uma gestão voltada ao associado: “Entre os grandes compromissos assumidos pela diretoria, que ora presido, um deles é fortalecer as nossas empresas associadas. Nós queremos apoiá-las em suas iniciativas para serem reconhecidas como vencedoras. Nosso associado é um patrimônio imaterial inalienável”, destacou ele.

O primeiro a discursar foi o presidente que deixou o cargo, Gláucio Geara. Ele fez um relato das ações dos seus três anos de gestão, destacando o destaque que a ACP ganhou no período e a responsabilidade de estar no cargo: “A cada dia de trabalho estive atento aos princípios éticos e compromissos firmados por nossos fundadores e ex-presidentes de bem servir a sociedade paranaense”, disse Geara. Finalizando, ele destacou a nova gestão: “O leme está agora sob responsabilidade de meu sucesso Camilo Turmina para que continuemos navegando com segurança rumo ao nosso destino, com objetivos cada vez mais ambiciosos. Viva a ACP!”.

Em seguida o presidente Camilo Turmina falou aos presentes. Turmina fez questão de iniciar seu discurso com um agradecimento: “Quero deixar registrada minha gratidão a todos os ex-presidentes pela condução dos destinos da Associação até os dias atuais. Prometo dar continuidade ao trabalho iniciado com o nosso presidente fundador, Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul”. O novo presidente da ACP destacou a fase de recuperação que passa o país, após a séria crise financeira da qual o Brasil ainda se recupera: “É evidente que a crise financeira que assolou o país nos últimos anos afetou o desempenho de muitas atividades econômicas. Assim, vemos com otimismo as reformas que estão sendo propostas: a reforma administrativa e a tributária”.

Turmina deu destaque à intenção de fazer uma gestão na ACP mais próxima do associado, melhorando e ampliando as ferramentas para que as empresas possam crescer e se tornar mais fortes. O presidente da ACP destacou sua preocupação com a segurança dos estabelecimentos comerciais e pediu apoio ao prefeito Greca para criar uma lei flexibilizando o horário do comércio, como forma de gerar benefícios para cidade como a redução do fluxo de trânsito. “Juntos podemos construir uma cidade melhor para se viver”, disse Turmina.

Luta pelo crescimento do empresário

Também discursaram o presidente da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná), Marco Tadeu Barbosa, que elogiou a gestão encerrada de Gláucio Geara e destacou a força do associativismo, também defendido pelo presidente empossado, Camilo Turmina. “Temos uma causa comum, que é a luta pelo crescimento do empresário paranaense”, destacou Barbosa.

O presidente da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil), George Pinheiro, que veio de Brasília para prestigiar a posse, fez uso da palavra. Pinheiro destacou a excelente gestão de Geara à frente da ACP e acha que a entidade paranaense estará em boas mãos: “O novo presidente, Camilo Turmina, tem foco e tem determinação. A ACP só vai ganhar com isto”, disse ele.

Em seguida, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, enalteceu a “vitoriosa gestão do piá curitibano Gláucio Geara e o entusiasmado defensor da cidade, que é o novo presidente Camilo Turmina”. Greca relatou que o comércio “é a mais brilhante atividade humana” e que as cidades se desenvolvem em torno do comércio. “Onde o comércio vai bem, a vizinhança prospera”, disse o prefeito. Greca destacou que a prefeitura e a ACP vão promover uma feira de ponta de estoque, no calçadão da Rua Quinze de Novembro, no dia do aniversário de Curitiba, 29 de março, que será o embrião de uma possível feira permanente aos domingos, na região central da cidade.

Finalizando os discursos, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Jr., agradeceu à participação da ACP em seu primeiro ano de mandato, destacando que a entidade foi uma das patrocinadoras do estudo feito pela Fundação Dom Cabral. Com este estudo, a gestão de Ratinho Jr. fez a maior redução da máquina pública do país, ao reduzir de 28 para 15 o número de secretarias de estado no Paraná. “Estamos trabalhando para estar com as contas em dia. Queremos atrapalhar o menos possível a atuação do comércio. Pacificamos a guerra política que tínhamos no estado e isto se reflete no investimento. O Paraná foi estado que mais recebeu investimentos estrangeiros em 2019”, destacou o governador.