Na manhã de domingo a 12ª edição da Caminhada na Natureza Circuito Caminho do Vinho, reuniu aproximadamente 3.000 participantes. Promovida pela Prefeitura de São José dos Pinhais por meio da Secretaria Indústria, Comércio e Turismo do município (Sictur). Antes da largada, os caminhantes participaram do aquecimento, e partiram para o percurso total de 13 km, ou um percurso parcial de 4,1 km.

Conhecida pelo país, as Caminhadas na Natureza de São José dos Pinhais reúnem pessoas de diversos locais. Um exemplo disso é a participante Veridiana Aparecida Torezin, que veio de Irati, no Paraná, para participar desta edição da Caminhada. “Nós saímos às 4h da manhã para chegar hoje. Temos uma turma de mais de 100 integrantes para participar. O evento é uma maravilha, é excelente, já participei de várias”, afirmou.

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Giam Celli, que esteve presente durante o evento, as Caminhadas estimulam o turismo rural, e incentivam a população a se divertir e promover o bem estar. “Nós temos feito um trabalho muito importante junto com toda a comunidade rural de São José dos Pinhais. É um turismo que hoje nós trazemos duas, três, até cinco mil pessoas em uma só Caminhada, a população precisa desse tipo de diversão e entretenimento”, contou.

Durante o evento, os caminhantes que não tomaram a vacina contra a Febre Amarela, puderam se vacinar. Também foram recolhidos cerca de uma tonelada de alimentos não-perecíveis.