A senadora paranaense Gleisi Hoffmann (PT) apresentou emendas à Medida Provisória do governo Temer que prevê cortes de investimentos nas áreas sociais para compensar a perda de receita com a redução do preço do óleo diesel para debelar a greve dos caminhoneiros. “É uma crueldade o que esse governo que está aí vem fazendo. E um despropósito”, afirma Gleisi. “Até mesmo do ponto de vista das regras fiscais, não é preciso fazer cancelamento de recursos para aplicar o crédito extraordinário, de caráter emergencial”, diz a senadora.

Conta 
Para ela, o povo paga duas vezes: “o que este governo quer é que o pobre, o trabalhador e a população em si paguem a conta da subvenção do diesel (R$ 9,58 bilhões), motivada justamente por uma política de preços desastrosa e equivocada que eles impuseram à população”. As emendas pretendem revogar os cortes de Temer nos investimentos em educação, agricultura familiar e reforma agrária.

Almoço
Apoiadores do senador Alvaro Dias (PODE), pré-candidato à presidência da República, organizaram um evento ‘suprapartidário’ para ocorrer hoje, no Restaurante Madalosso, no Bairro Santa Felicidade, em Curitiba. O evento deve começar às 10 horas. Um pouco antes, às 9h30, o presidenciável deve conceder entrevista a jornalistas. 

Pró-Paraná
O evento, com almoço gratuito, direcionado a lideranças, aliados políticos e cabos eleitorais, é organizado pelo “Movimento Suprapartidário pelo Desenvolvimento do Paraná”, criado pelo Instituto Democracia e Liberdade, que é uma entidade civil, sem fins lucrativos, formada por empresários no intuito de difundir ideais liberais; e pelo “Movimento Pró-Paraná”, que é uma associação civil sem fins lucrativos. 

Rock in Rio
A vereadora Nanci Rafain Andreola (PDT), de Foz do Iguaçu, Oeste do Paraná, foi afastada por 30 dias das funções pelo Conselho de Ética da Câmara Municipal. Os seis da comissão, que a investiga por quebra de decoro parlamentar, concluíram que Nanci apresentou um atestado falso para justificar falta na sessão plenária realizada um dia antes de viajar para o Rock in Rio, em setembro de 2017. 

Suspensão
O relatório final elaborado pelo vereador João Miranda (PSD) foi lido na sessão de ontem e deverá seguir para votação em plenário até o fim do mês. E, caso a recomendação seja aceita, Nanci também não receberá o salário referente ao tempo de suspensão do mandato. Após a leitura do voto de Miranda, cinco vereadores do conselho acompanharam o relator, indicando pela penalidade de 30 dias de suspensão do mandato. 

Atestado
Em depoimento encaminhado por e-mail em maio, o médico Maxsuel Fidélis da Pádua Almeida afirmou que o atestado atribuído à autoria dele e apresentado pela vereadora é falso. O médico disse não conhecer Nanci, que soube da notícia pelos jornais e que não reconhece o documento, de uma clínica em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). 

Direito eleitoral
Curitiba será sede doVI Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral, o maior evento do gênero do Brasil e que em sua última edição atingiu a marca de maior do mundo. De 13 a 15 de junho, estarão reunidos na Universidade Positivo nomes de diversas áreas jurídicas que têm relação com o assunto.