Reprodução/CNBB

Na próxima quarta-feira (27) a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) irá receber em plenário o arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo. O religioso falará sobre a campanha da Fraternidade 2019, que tem como tema “fraternidade e políticas públicas”. O convite foi feito pelos vereadores Mauro Ignacio (PSB) e Geovane Fernandes (PTB).

De acordo com o site da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) a Campanha da Fraternidade busca “estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade. A Campanha da Fraternidade 2019 terá início em todo o país no dia 6 de março”. Com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela Justiça”, a campanha pretende conhecer como são formuladas e aplicadas as Políticas Públicas estabelecidas pelo estado brasileiro.

Dom Peruzzo
Nomeado no dia 19 de abril de 2015 pelo papa Francisco, o arcebispo de Curitiba, dom José Antônio Peruzzo, fez a primeira visita oficial à Câmara Municipal no dia 27 de maio. Na oportunidade, o arcebispo propôs o diálogo entre as religiões cristãs em prol da cidade e citou uma frase do papa Paulo VI, nos anos 60, de que “a política é uma das formas mais sublimes de exercer a caridade”. No dia 2 de setembro daquele ano, Peruzzo enviou uma carta aos vereadores pedindo que votassem de forma contrária ao projeto que liberava o consumo de bebidas alcoólicas em estádios.

Em 12 de abril de 2017, o arcebispo Peruzzo esteve na Câmara para divulgar a Campanha da fraternidade daquele ano, que tinha por tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”. No dia 6 de setembro daquele ano ele esteve na Câmara para convidar os vereadores para a missa da padroeira de Curitiba, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

No dia 1º de novembro de 2018, Peruzzo fez uma visita à presidência da CMC. O objetivo da visita foi a importância de os vereadores terem incluído, em maio daquele ano, no calendário oficial da cidade, a celebração de Corpus Christi. Durante o encontro, o arcebispos disse que não buscava qualquer favorecimento à igreja católica. “Gostaríamos muito de dizer para a comunidade curitibana, inclusive para aqueles irmãos de outras denominações [religiosas], que estamos aqui não para cultivar proselitismos”, afirmou Dom Peruzzo.

No dia 30 de novembro, Peruzzo recebeu o título de cidadão honorário de Curitiba em cerimônia realizada no palácio Rio Branco. A iniciativa foi do vereador Tito Zeglin (PDT), atual 1º vice-presidente da Casa. “a Câmara é muito respeitosa comigo, não por dever, mas por uma gentileza que brota de sua própria interioridade”. O arcebispo ainda afirmou ter sido escolhido por Curitiba e destacou que a Igreja Católica esteve presente na história da cidade desde os seus primórdios.