Bruno Tadashi – Alimentos e produtos de higiene são coletados no estado

Promovida pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac PR em parceria com empresas de comunicação do estado, a Campanha Estadual do Mesa Brasil tem sido fortalecida pela solidariedade do paranaense. De 16 de abril, quando iniciou, até o dia 13 de agosto, 343.785 quilos de produtos, entre alimentos, materiais de higiene e limpeza, foram arrecadados em 30 cidades do estado.

Idealizada em resposta aos impactos da pandemia da Covid-19 na vida dos paranaenses em situação de vulnerabilidade social, a campanha arrecadou 335.986 quilos de alimentos, 5.334 quilos de materiais de limpeza e 2.265 quilos de itens de higiene pessoal.

As doações são redistribuídas pelo Programa Mesa Brasil do Sesc, presente em sete cidades no Paraná, para instituições sociais cadastradas e pessoas em extrema vulnerabilidade social e nutricional. O Exército Brasileiro, parceiro da iniciativa, auxilia nesta logística.

“Implantado no Sesc Paraná em 2003, o Mesa Brasil beneficia, anualmente, mais de 150 mil pessoas, cadastradas em mais de 800 instituições sociais, em 82 municípios no Paraná. Na proposta do Programa incide também um trabalho de solidariedade humanitária, de enfrentamento da situação e responsabilidade de todos diante do atual cenário de calamidade pública”, diz o diretor de Esportes, Lazer e Saúde do Sesc PR, Marcus Vinicius de Mello.

Data

Hoje é ‘comemorado’ o Dia do Morador de Rua
Hoje é o Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua. Nesta semana, marcada pela data, o MP no Rádio trata dos direitos dessa parcela da sociedade, especialmente agora, no contexto da pandemia de coronavírus. Na semana passada, em Curitiba, representantes do Movimento Nacional da População de Rua (MNPR) fizeram manifestação para reivindicar mais suporte do município aos moradores de rua, especialmente por conta da Covid-19. Atualmente, conforme dados do Ministério da Cidadania, há perto de 520 mil pessoas em situação de rua no Brasil.

Em Curitiba os números divergem. Algumas contas falam entre 5 a 7 mil pessoas nesta condição. Outros dados, como o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), hoje vinculado ao Ministério da Cidadania, apontavam que Curitiba não teria mil moradores de rua.
Esta parcela da população é uma das que vem enfrentando mais dificuldade na pandemia, até pela menor curculação de pessoas nas ruas.

‘Amor Contagia’ vende aulas por solidariedade
O Curso Positivo realiza, a partir da próxima segunda-feira, um festival de aulas diferentes para arrecadar recursos para a campanha “O Amor Contagia” que, por meio da união de instituições paranaenses, busca captar e destinar recursos para auxiliar hospitais públicos e filantrópicos que estão atuando no enfrentamento do Covid-19, além de organizações sociais, como casas lares e asilos. As instituições têm sido impactadas pelo baixo volume de doações, em alguns casos quase inviabilizando o atendimento.
As aulas, que seguem até sexta-feira, acontecem das 19 às 20 horas, via Zoom. Cada aula possui 300 vagas e custa R$ 15. Aberta ao público em geral, a programação conta com temas para todas as idades, que vão desde a fantástica história da Matemática à República por meio da música.