Manter os estoques de sangue equilibrados tem sido um desafio diário para os hospitais durante a pandemia provocada pela Covid-19. Com o isolamento, as doações caíram consideravelmente, situação que prejudica quem está passando por tratamento de saúde ou cirurgias, e necessita de transfusão de sangue. Como forma de incentivar as doações durante a quarentena, instituições e empresas estão organizando campanhas para mobilizar seus colaboradores, incentivando esse ato de solidariedade. No domingo é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue.

A Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) antecipou a realização da segunda edição do Sangue Marista, que inicialmente seria realizada no mês de agosto em comemoração ao Dia do Marista. Em virtude da pandemia, este ano a ação teve início em abril e segue pelos próximos meses. A campanha está sendo realizada nas áreas de atuação da PMBCS: Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal e na cidade de Goiânia.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), também precisa de doações nesta época e adotou o um sistema online de agendamento para doação de sangue.