Praia de Pontal do Sul. Ao fundo

Uma Campanha para incentivar o turismo na cidade litorânea de Pontal do Paraná durante todo o ano acaba de ser lançada. Intitulada “Pontal, a sua Praia” a campanha tem como objetivo fortalecer o nome do município como destino turístico e atrair mais visitantes, principalmente nos meses de baixa temporada. A ação foi desenvolvida pela prefeitura de Pontal do Paraná, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo. Pontal atualmente ocupa posição de destaque entre os municípios turísticos do Estado do Paraná. Em 2018, o município teve o melhor desempenho na promoção das atividades turísticas no estado, depois de Curitiba e Foz do Iguaçu. Entre seus muitos atrativos, Pontal do Paraná é a sede da paradisíaca Ilha do Mel, destino muito procurado por turistas de todo o mundo.

Startup transforma pão que seria descartado em cerveja

Milhares de pães produzidos diariamente no Reino Unido acabam no lixo, especialmente o tipo pão de forma. Para amenizar o desperdício, uma solução criativa e saborosa foi implantada pela startup Hackney Brewery: ela recolhe as unidades que não são vendidas em mercados, restaurantes e padarias, até o fim do dia, para transformá-las em uma cerveja especial. Batizada de Toast Ale, a cerveja é uma mistura de pão triturado, cevada maltada, lúpulo e levedura. A receita é ancestral, chamada de Babylone, e o projeto é realizado em parceria com a organização sem fins lucrativos Feedback, que atua contra o desperdício de comida e recebe os lucros da venda dos produtos. Uma fatia de pão rende a produção de uma garrafa de 330 ml da cerveja e o próximo passo da startup é lançar a bebida em latas, embalagem muito mais reciclável do que o vidro.

Lançada chamada para projeto de combate ao lixo marítimo

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou a chamada para manifestação de interesse de municípios em projeto de assistência para prevenção e combate ao lixo no mar. O objetivo é oferecer assistência técnica a até quatro municípios da costa brasileira, com início previsto para este semestre. A participação dos municípios é gratuita e não envolve repasse de recursos. O prazo para recebimento das manifestações de interesse termina no próximo dia 19. A chamada é uma das atividades para a implementação do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, que prevê ações de fomento à inovação tecnológica na busca por soluções e melhorias na gestão de resíduos sólidos, comunicação e educação, além da articulação entre os diferentes setores da sociedade. Para ter acesso ao texto acesse chamada http://abrelpe.org.br/chamamento-lixo-no-mar/