Os catadores e recicladores do Programa Ecocidadão, da Prefeitura de Curitiba, participam neste sábado (10/11) da Campanha E-Lixo, promovida pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap-PR). A campanha é feita em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente para o recolhimento de lixo eletrônico.

A ação vai acontecer das 9h às 17h próximo ao heliponto do Parque Barigui, que fica no estacionamento da entrada pela BR-277. Poderão ser descartados computadores, monitores, impressoras, rádios e equipamentos de som, aparelhos de telefone e celulares, aparelhos de fax, televisores, câmeras fotográficas, entre outros eletrônicos.

Além do recebimento do material, será feita uma “carrinhada” para sensibilizar os frequentadores do parque sobre a importância da separação e da reciclagem dos resíduos eletrônicos.

De acordo com o sindicato, até hoje a E-Lixo já recolheu e deu um destino correto a 495.359 quilos de materiais descartáveis nas cidades de Apucarana, Arapongas, Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Maringá, Paiçandu, Sabáudia, Toledo e Umuarama.

A campanha foi lançada em 2011 para revolver um problema de acúmulo de aparelhos inutilizados nas empresas representadas pela instituição.

Na ação deste sábado, todo material será encaminhado para às associações de catadores Mutirão e Terra Santa. Em Curitiba, a campanha não receberá lâmpadas, tonners e pilhas, que podem ser levadas aos terminais de ônibus, de acordo com o calendário de recolhimento de Lixo Tóxico.

Serviço: E-lixo – ação de recolhimento de lixo eletrônico do Sescap-PR e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente
Data: 10/11 (sábado)
Hora: das 9h às 17h
Local: Parque Barigui – próximo ao heliponto, entrada pela BR-277