Divulgação/Correios – Nos Correios

A Ecopar do Parolin, uma cooperativa de catadores de reciclados, está preparando o Natal das crianças filhas de associados e da região, fazendo um mutirão para apadrinhamento desses pequenos. São 100 crianças ao todo e, destas, 74 já foram ‘adotadas’ para receberem os presentes de seus padrinhos.

Quem quiser participar é só entrar em contato com os organizadores – Marlene 41 99708-1994; Andy 41 99865-8179; ou Francielle 41 99273-9696. Os ‘padrinhos’ têm até o dia 15 de dezembro para entregar os presentes na Ecopar ou então podem entrar em contato com os organizadores que eles vão buscar os mimos na casa de cada um dos participantes.

Segundo os organizadores, esta é uma forma de fazer o Natal destas crianças com mais alegria e na certeza que todos os jovens da cooperativa receberão um presente. “Queremos que as nossas crianças sejam felizes e o apadrinhamento foi o caminho que encontramos para que todas recebam o seu presente de Natal.

Quem também faz campanha por “padrinhos” é a entidade Socorro aos Necessitados, de Curitiba, que mantém o Lar dos Idosos Recanto do Tarumã, mais uma vez a campanha “Neste Natal, adote um bom velhinho”.

Os 91 idosos moradores do lar – que acaba de comemorar 100 anos de fundação – fizeram uma lista com três opções de presentes que gostariam de ganhar neste Natal, entre eles rádio, perfume, jaqueta, livro de suspense, sandália e até alguns bem especiais como celular e televisão. Outros fizeram pedidos que chamam a atenção, como vale baile, vale restaurante e até felicidade.

Quem quiser colaborar deve escolher um dos idosos através de um álbum publicado no Facebook da Socorro aos Necessitados – facebook.com/socorroaosnecessitados enviar uma mensagem para o WhatsApp do Marketing (41 98898-2384) informando nome, telefone e qual morador deseja apadrinhar. O presente deve ser entregue até o dia 20 de dezembro, na portaria da Socorro aos Necessitados – todos os dias da semana, das 8h às 18h, na Rua Konrad Adenauer, 576 – Tarumã.

Correios

Quase 7 mil cartinhas esperam por padrinhos e madrinhas em todo o Paraná na campanha Papai Noel dos Correios. No Estado, a edição 2021 ocorre preferencialmente por meio digital. Há pontos físicos de adoção apenas em cidades como Cascavel, Curitiba e Londrina.

Para adotar, é simples e fácil. Basta acessar o blog da campanha – https://blognoel.correios.com.br/. Na página, é preciso clicar em “Adoção On-line” e seguir os passos. Será necessário escolher a localidade para visualizar as cartinhas disponíveis em cada cidade ou município. Ou se dirigir a uma unidade participante da ação.

Em Curitiba, os padrinhos podem escolher suas cartinhas pessoalmente na Casa do Papai Noel (Rua XV de Novembro, 700, Centro) e também virtualmente no blog da campanha, até 10 de dezembro. Para entregar os presentes, é só ir a qualquer agência dos Correios na capital, até 17 dezembro.

Juventude

Plano estadual

Desde on tem, o Paraná passou a contar com um Plano Estadual da Juventude. O documento foi lançado durante evento da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho no Colégio Estadual Leôncio Correia, em Curitiba. O plano, que é inédito no Estado e o primeiro do Sul do Brasil, tem como um dos objetivos dar oportunidade de trabalho e renda para os jovens.
“Esse plano aponta caminhos, joga luz nas políticas públicas do Paraná para a juventude nos próximos cinco anos. Ele vale para os jovens de todo o Estado, sejam eles estudantes ou não. Queremos fortalecer a educação, a cultura, a arte, a literatura, o lazer, o empreendedorismo e a empregabilidade”, disse Ney Leprevost, secretário da Justiça, Família e Trabalho.
Um destes exemplos é o ID Paraná, que dá uma série de direitos ao jovem, como o meio ingresso em espetáculos culturais promovidos pelo Governo do Estado. Há também o Cartão Futuro, que prevê a contratação de jovens aprendizes de 14 até 21 anos de idade pelas empresas do Paraná.