O Brasiliense se sagrou campeão pela primeira vez da Copa Verde na noite de quarta-feira ao superar o Remo na decisão por pênaltis, por 5 a 4, no estádio Mangueirão, em Belém. No tempo normal, os paraenses venceram por 2 a 1 e devolveram o placar conseguido pelo time do Distrito Federal na partida de ida, no domingo passado, em Taguatinga (DF).

No primeiro tempo, Fredson abriu o placar para o Remo. Depois do intervalo, o atacante Zé Love (ex-Santos) empatou para o Brasiliense e Rafael Jansen fez o gol que deu a vitória aos paraenses. Na disputa por pênaltis, o goleiro Sucuri defendeu a batida de Lucas Siqueira e Wellington Silva chutou a última cobrança dos anfitriões por cima do gol, dando a taça aos visitantes.

Se a Copa Verde foi conquistada pela primeira vez – o que assegura uma vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil -, o Brasiliense chegou à marca de 12 títulos em apenas 20 anos de fundação – foi fundado em 1.º de agosto de 2000 pelo ex-senador Luiz Estevão. O clube do Distrito Federal estava na seca desde 2017, quando ganhou pela última vez o Campeonato Candango.

O Brasiliense teve uma ascensão rápida dentro do cenário do futebol nacional. Antes de completar dois anos de existência, o clube conseguiu chegar à final da Copa do Brasil de 2002, sendo derrotado pelo Corinthians na decisão.

Ao todo, o Brasiliense possui nove títulos do Campeonato Brasiliense. Sem falar das conquistas da Série C do Brasileiro, em 2002, e da Série B, em 2004. Atualmente, porém, o time está na Série D, a quarta divisão nacional.