Divulgação / Coritiba – O Couto Pereira

O Campeonato Paranaense 2021 começou “sem começar” por causa da Covid-19. Dos seis jogos programados para a primeira rodada, apenas um foi realizado – Cianorte 1 x 0 Athletico, no sábado (27). E apenas um foi garantido pela Federação Paranaense de Futebol (FPF) para este domingo (28): Operário x Azuriz, em Ponta Grossa, que terminou empatado em 1 a 1.

O motivo do cancelamento das partidas é a pandemia do coronavírus, que levou o governo do Paraná a decretar medidas mais duras para o enfrentamento ao vírus. Entre as medidas está o cancelamento de atividades consideradas “não essenciais”, como jogos de futebol. O decreto vale até o dia 8 de março. O Ministério Público do Estado do Paraná enviou ofícios às prefeituras recomendando que os jogos não fossem realizados.

Neste domingo (28), em nota, a FPF confirmou que os jogos Londrina x Maringá, Coritiba x Cascavel CR e Toledo x Rio Branco foram adiados, por recomendação do Ministério Público, acatadas pelas prefeituras de Londrina, Curitiba e Toledo. “A partida entre Operário FEC e Azuriz FC, também da 1ª Rodada da Competição, está mantida, observando todos os cuidados à saúde e segurança de todos os envolvidos, em estrito atendimento ao Protocolo de Jogo/COVID-19 da FPF”, diz a nota.

Na sexta-feira (26), a Secretaria de saúde de Cascavel já havia pedido a suspensão do jogo entre FC Cascavel e Paraná Clube. Naquele momento, a delegação do Paraná Clube já estava a caminho de Cascavel. Havia a chance de o duelo ser transferido para Toledo, a 45 km, mas na manhã deste sábado (27) o jogo foi suspenso mesmo.

Já a partida entre Londrina e Maringá, marcada para esse sábado (dia 27), às 19h15, foi cancelada em cima da hora. A prefeitura de Londrina acatou a sugestão do Ministério Público e não autorizou o jogo. Só que, quando saiu a decisão, as equipes já haviam entrado no gramado para o aquecimento. Minutos antes do apito inicial, os clubes acataram a decisão e não realizaram a partida. Os jogadores voltaram para o vestiário e foram embora.

O cancelamento do jogo do Coritiba ocorreu na noite de sábado. Segundo nota do clube, “a decisão veio depois que os promotores de Justiça das quatro macrorregiões do Paraná emitiram uma nota, na tarde deste sábado, recomendando a suspensão das partidas de futebol deste fim de semana, pelo Campeonato Paranaense, nas cidades de Londrina, Curitiba e Cascavel”. A prefeitura de Curitiba decidiu acatar a recomendação. Com isso, todos os jogos de futebol em Curitiba estão suspensos até 8 de março.

Dessa forma, o Paraná Clube confirmou também o adiamento do jogo de terça-feira (2) às 17h40, contra o Londrina, na Vila Capanema, pela segunda rodada do Campeonato Paranaense. O jogo seria transmitido ao vivo em TV aberta, pela Rede Massa. “O Paraná Clube informa o adiamento da partida diante do Londrina EC, que seria realizada no dia 02/03/2021. A Prefeitura de Curitiba acatou a recomendação do Ministério Público, adiando os eventos esportivos até o dia 8 de março, devido ao cenário epidemiológico em relação à propagação do Covid-19. Desta forma, comunicamos a equipe do Londrina EC e solicitamos à Federação Paranaense de Futebol a transferência da partida para outra data”, informou o clube, em nota no seu site oficial.

Ainda em sua nota, a FPF afirmou que nova data para a realização das partidas será oportunamente marcada pelo Departamento de Competições da Entidade. Por enquanto, a Federação não se pronunciou sobre os demais jogos da segunda rodada – Rio Branco x Cianorte, Azutir x FC Cascavel, Cascavel CR x Toledo e Maringá x Coritiba, na quarta (3), e Athletico x Operário, na quinta (4). Em tendência, todos serão adiados. Os jogos da terceira rodada também estão marcados para datas dentro da validade do decreto contra Covid-19. As partidas seriam Coritiba x Toledo (sábado, 6), Paraná x Maringá, Cianorte x Cascavel CR, Operário x Rio Branco, Londrina x Azuriz e FC Cascavel x Athletico (todos no domingo, 7).