Divulgação/Seab – Paranu00e1 u00e9 o quinto produtor nacional de cebola e tem 3

O município de Campo Magro realiza no dia 25 de abril às 9 da manhã a abertura oficial do 30º Seminário Nacional da Cebola, 28º Encontro Estadual de Produtores de Cebola e a 1ª Festa Municipal da Cebola e Agricultura Familiar. O seminário de caráter técnico visa proporcionar aos agricultores mais conhecimento com a apresentação de novas técnicas para o cultivo e um panorama geral sobre o futuro da Cebolicultura no Brasil e no Paraná. 
Campo Magro está situado na região metropolitana de Curitiba e tem cerca de 30 mil habitantes. Sua economia esta baseada na agricultura em especial a familiar, onde o município se destaca na produção de cebolas, batatas e oleiculturas em geral.  Campo Magro possui, segundo a Emater, cerca de 120 produtores familiares que cultivam a cebola. A produtividade no município chega a 25.000 Kg/ha, superando a média paranaense que é de 23.608 Kg/ha.
No Paraná, a cebola é cultivada em cerca de 130 municípios, mas cerca de 85% da produção está concentrada em Irati e na Região Metropolitana de Curitiba. A cultura envolve cerca de 3,8 mil produtores.
A cebola é uma das principais hortaliças cultivadas no Paraná, com uma produção de 118 mil toneladas na safra 2016/17 – volume 18% maior que a anterior. O Paraná é o quinto produtor nacional e vem aumentando essa participação com aumentos sucessivos de produtividade. No ano passado, o cultivo do tubérculo gerou um faturamento bruto de R$ 130 milhões aos produtores.