Valdecir Galor/SMCS/Arquivo

A Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal faz um alerta aos candidatos que participam do processo seletivo simplificado (PSS) para a contratação temporária de professores de educação infantil. Os documentos necessários devem ser providenciados com antecedência de acordo com o edital, para que o candidato não seja desclassificado.

“Algumas pessoas estão sendo eliminadas pela falta de certidões e atestados. Nossa recomendação é para que leiam o edital cuidadosamente e acompanhem no site todas as publicações. O PSS é um processo dinâmico”, diz a superintendente da secretaria, Luciana Varassin.

“Assim que for convocado, o candidato pode providenciar esses documentos, pois existem prazos para a emissão. Não é necessário receber o telegrama em casa para começar a encaminhar a documentação”, completa.

Antecedentes criminais
Os atestados e as certidões negativas de antecedentes criminais exigidas são três. O Atestado de Negativa de Antecedentes Criminais é expedido pelo Instituto de Identificação (Secretaria de Estado de Segurança Pública) do estado onde o candidato morou nos últimos cinco anos. Quem morou em mais de um estado, deverá providenciar os documentos em cada estado.

Já a Certidão Negativa de Antecedentes Criminais é emitida pela Justiça Estadual. Também neste caso, quem mora ou morou em mais de um estado, deverá providenciar o documento em cada um deles.

A Certidão Negativa Criminal da Justiça Federal também deverá ser providenciada. Os candidatos poderão solicitar pelo endereço eletrônico www.jf.jus.br.

Nas situações em que houver algum impedimento, como existência de homônimos, o candidato deverá providenciar diretamente no Setor de Certidões da Justiça Federal do Tribunal Regional Federal da região onde reside ou residiu nos últimos cinco anos.

Todos estes documentos devem ter data de expedição de até seis meses antes da data da convocação. O prazo para a emissão dos documentos pode variar de estado para estado.

Tempo de serviço válido
A diretora do Departamento de Desenvolvimento de Políticas de Pessoal, Jane Alves Lopes de Sus, explica ainda que houve casos em que os candidatos classificados declararam tempo de serviço diferente daquele que pode ser comprovado.

“O tempo de serviço é um dos fatores levados em consideração para estabelecer a classificação do candidato. Se o tempo de serviço que pode ser comprovado é diferente do que foi declarado, ele é eliminado”, diz ela.

Jane Sus alerta que o tempo de serviço considerado é aquele que o candidato exerceu como professor ou pedagogo.

Nos casos em que a pessoa trabalhou como profissional da educação, mas em sua carteira de trabalho conste outra denominação, o candidato deverá apresentar uma declaração complementar do local onde trabalhou que comprove o desempenho da atividade de professor ou pedagogo.

Os próximos
Os candidatos classificados do número 573 até o 1023 deverão apresentar a documentação entre os dias 10 e 16 de setembro. De acordo com a classificação, o candidato terá uma data e horário definido para a apresentação da documentação, conforme o edital.

Este grupo deverá entregar todos os documentos exigidos no edital na sala de aula da Secretaria Municipal de Administração e de Gestão de Pessoal (Rua Solimões, 160, bairro São Francisco).

Todos os candidatos estão sendo chamados de acordo com a ordem de classificação.

São 256 vagas para este PSS. O número de convocados é maior que o número de vagas. A entrega dos documentos não garante o direito à contratação.