Pedro Ribas/SMCS

A capelinha São Roque, marca da imigração polonesa no Santa Cândida, foi restaurada pela Prefeitura e entregue à comunidade nesta sexta-feira (16/8). O oratório foi construído em 1901 pelo colono polonês Roque Walesco, morador do bairro e devoto do santo.

Localizada na esquina das ruas Theodoro Makiolka e Maria Noêmia dos Santos, a capela era alvo frequente de vandalismo. A restauração do oratório e a construção de um jardinete no local havia sido solicitada pela pesquisadora Danusia Maria Walesko de Lima no encontro Prefeitura nos Bairros, com a participação do prefeito Rafael Greca, no dia 24 de julho.

O prefeito participou da entrega da capelinha. “É com grande alegria que viemos devolver restaurada a capelinha que é patrimônio histórico e cultural da nossa cidade”, disse Greca. “Eu sempre que passava por aqui tinha vontade de recompor esse espaço que é parte da paisagem sentimental de Curitiba, parte do rosto da nossa cidade.”

Aos moradores que acompanharam o evento, boa parte familiares de Roque Walesko, o prefeito falou sobre a importância histórica da capelinha. Comparou o lugar a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do passado.

“Aqui era a Upa de 1901. Todos os doentes, os aflitos, os sem médicos, os sem dinheiro, os sem remédios vinham aqui confiar e pedir a divina proteção”, disse Greca.

Características originais

A capela recebeu pintura e resina antipichação, mantendo as características originais da construção, além de uma imagem de São Roque de Montpellier, protetor dos animais e contra doenças e pragas.

O espaço onde fica a capela foi transformado em jardinete, recebeu ciclovia, grama, cercas de proteção e paisagismo. Passou de 60 para 340 metros quadrados de área.

A restauração foi realizada pela equipe do programa Rosto da Cidade, que faz a recuperação e preservação de imóveis históricos. As obras também serviram para acabar com um atalho criado indevidamente por motoqueiros e motoristas que trafegavam pela Theodoro Makiolka e cruzavam o espaço para acessar a Rua Maria Noemia dos Santos.

“A capela é um marco da colonização polaca em Curitiba”, disse Danusia Maria Walesko, bisneta do construtor da capelinha.

“Além do bom trabalho realizado nos agradou muito a prontidão com a qual nossa solicitação foi atendida”, destacou a pesquisadora.

Recompor memórias

Para a moradora Teresa Kulik Czepaniki, que há 83 anos vive no bairro, a restauração do espaço serviu também para recompor grandes memórias.

“As famílias da região, na maioria filhos e netos de imigrantes poloneses, tinham o costume de sair em procissão pelas ruas do bairro e aqui era uma das nossas paradas”, contou Teresa.

O autônomo Álvaro Luiz Fernandes, que nasceu e há 54 anos vive no bairro, comemorou a obra que serviu também para organizar o trânsito. “Estavam usando a calçada como estacionamento e atalho para o trânsito, oferecendo risco aos pedestres. Isso acabou com o novo jardinete”, disse Fernandes.

São Roque

A capelinha de São Roque foi construída em 1901 por Roque Walesco, dentro de sua propriedade. Na época, na região onde hoje é o bairro Santa Cândida, havia apenas chácaras de poloneses que produziam hortifrutigranjeiros para abastecer Curitiba.

Comuns na Europa há vários séculos, as capelinhas traduzem a devoção por um santo e o extremo sentimento religioso contidos na cultura polonesa.

O padre da Paróquia Santa Cândida, André Narmilicz, abençoou o local. Participaram do evento a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Castro, o diretor do Departamento de Parques e Praças, Jean Brasil, o coordenador técnico da Regional do Boa Vista, Paulo Roberto Dozorski, e os vereadores Edson do Parolin e Colpani.