Reprodução/SMCS – Diga nu00e3o ao cigarro

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, a Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Secretaria da Saúde de Curitiba e sociedades brasileiras de Cardiologia, Pneumologia e Pediatria promove, amanhã, uma ação educativa sobre os riscos do tabagismo. Curitiba é a capital com maior frequência de adultos fumantes no Brasil. 
De acordo com o Ministério da Saúde, 14% da população curitibana (o equivalente a 265.160 pessoas) fuma, independentemente da frequência e intensidade do hábito. Foi o maior índice entre as capitais brasileiras, segundo o estudo Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2016).
A mobilização da Secretaria de Estado da Saúde acontece na Boca Maldita, das 9 às 13 horas. Equipes da Secretaria farão a distribuição de materiais informativos, aferição de pressão e glicemia, além de orientação direta sobre os riscos do tabaco para a saúde. 
Ao todo, cinco milhões de pessoas morrem, por ano, em decorrência de doenças relacionadas ao tabaco, como as cardiovasculares. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS) que ainda revelam que até 2020, o total de mortes aumentará para dez milhões, sendo que 70% das perdas ocorrerão em países em desenvolvimento. 
O presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia, João Vítola, lembra que o tabagismo faz parte dos hábitos mais maléficos à saúde. “Falta de ar, fôlego curto, dor no peito e nas pernas ao caminhar são alguns dos sintomas de doenças ateroscleróticas no fumante. 
“Se juntarmos o fumo, a má alimentação, o sedentarismo e a obesidade teremos os piores fatores de riscos à nossa saúde”, salienta o cardiologista.