Marcelo Camargo/Agência Brasil

Levantamento da Paraná Pesquisas divulgado ontem aponta que a maioria dos eleitores do Distrito Federal é favorável ao fim dos carros oficiais para autoridades e políticos. Segundo o instituto, 68,2% dos entrevistados declararam concordar com a extinção dos carros oficiais para autoridades dos três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. Outros 25,6% disseram discordas da ideia, e 6,2% não quiseram ou não souberam responder. A pesquisa ouviu 1.565 habitantes do DF, entre os dias 21 a 25 de julho, e tem margem de erro de aproximadamente 2,5% para mais ou para menos.

Custo
Um levantamento da ONG Contas Abertas divulgado no ano passado apontou que a administração pública federal gastou R$ 1,6 bilhão em 2017 com carros oficiais e outros custos para viabilizar o transporte de servidores e autoridades.O valor incluiu pagamentos com veículos, combustíveis, manutenção, pedágios e outros.

Fiu fiu
Um projeto que tramita na Câmara Municipal de Curitiba prevê punição do assédio verbal ou físico de cunho sexista em espaços públicos ou privados com acesso público, como escritórios e consultórios. A proposta, da vereadora Maria Leticia Fagundes (PV) também inclui situações passíveis de punição aquelas que atentem contra a dignidade, liberdade, livre circulação, bem como contra a honra da pessoa, sejam elas de conduta física ou verbal, com conotações sexuais indesejadas. “O famoso ‘fiu fiu’ em locais públicos e outras cantadas não são elogios a quem são dirigidos. Trata-se de uma forma de assédio sexual que passa despercebida, uma vez que está camuflada como um hábito social enraizado no comportamento patriarcal”, diz a vereadora.

Multa
O projeto estipula que será punido aquele que, em locais públicos ou privados com acesso público, assediar, intimidar, constranger, consternar, hostilizar, ofender ou de qualquer forma importunar, com palavras, gestos ou comportamentos, afetando a dignidade, liberdade de livre circulação, integridade física e moral, de qualquer pessoa, independentemente do gênero, sem prejuízo de configuração de outro crime. Será imputada ao infrator multa no importe de 30% do salário mínimo vigente e obrigatoriedade de frequentar programa de orientação e reeducação, independente de outras penalidades que possam ser aplicadas pela legislação em vigor. Em caso de reincidência, será aplicada multa no valor de um salário mínimo.

Rejeição
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR) julgou irregulares as contas de 2012 do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba. O motivo foi a realização de despesas sem prévio empenho por parte da entidade. Segundo a decisão, mesmo que os gastos em questão tenham sido de natureza contínua – pois eram realizados mensalmente –, isso não desobriga a administração da emissão prévia de empenho. A então gestora da autarquia, Juliana Vellozo Almeida Vosnika, foi multada em R$ 1.450,98.

Concurso
A Justiça determinou a suspensãode concurso público aberto pela prefeitura de Formosa do Oeste, (região Oeste). A decisão atende ação do Ministério Público, que verificou diversas irregularidades na elaboração e aplicação das provas, realizadas em abril deste ano. A promotoria encontrou casos de candidatos que não tinham a inscrição homologada, mas fizeram o exame; outros que preencheram o gabarito com rasuras ou com duplicidade de respostas.