Reprodução

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo e o Instituto Água e Terra (IAT) se uniram à Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e à Universidade Federal do Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná para orientar a população sobre como utilizar, descartar e até mesmo produzir equipamentos de proteção individual (EPI), durante a pandemia do coronavírus.

Uma equipe multimodal criou os cartazes Unidos Contra a Covid-19 e disponibilizou para a população, e também para as prefeituras de todo o Paraná, informações no formato digital para impressão e divulgação em redes sociais, com critérios técnicos sugeridos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelos pesquisadores destas instituições.

As ilustrações, objetivas e de fácil compreensão, ensinam passo a passo como colocar e retirar a máscara e luvas, onde e como descartar com segurança sem aumentar o risco de contaminação da doença. O material também esclarece qual o tecido ideal para as confecções caseiras.

O coordenador de Projetos Sustentáveis da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Charles Carneiro, professor do ISAE, disse que o objetivo é que essas informações cheguem aos lares, empresas, catadores de material reciclável e coletores de resíduos domésticos.

“A pandemia afetou o setor de resíduos sólidos. A indústria e o comércio reduziram a produção e o nível doméstico aumentou, alterando o padrão de produção que tínhamos anteriormente. Por falta de orientação muitas pessoas descartam esses resíduos em parques, praças e estacionamentos”, explica o coordenador.

Ele ressalta que isso gerou uma preocupação muito grande para o Governo do Estado. Para evitar descarte indevido, outra parte do conteúdo dá ênfase à maneira correta do manejo no próprio ambiente doméstico.

A orientação é que o indivíduo dispense máscaras, luvas, guardanapos e lenços usados diretamente nos lixos do banheiro. A conduta evita que o catador de reciclável manuseie o material contaminado, durante a coleta.

AÇÃO CONJUNTA – Tamara Simone Van Kaik, professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e presidente da Comissão UTFPR Sustentável, explica que a ideia surgiu a partir de uma ação conjunta entre as instituições envolvidas com a crise sanitária causada pela Covid-19.

“A questão dos resíduos já estava sendo tratada em rede social. A parceria, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável permitiu que isso fosse transformado em cartazes para chegar ao maior número possível de pessoas, por meio das secretarias municipais de meio ambiente de todo o Paraná”.

COMÉRCIO – Ainda com o objetivo de conter o avanço da doença, novas informações serão transmitidas, especificamente, para os estabelecimentos comerciais.

As empresas serão orientadas a providenciar recipientes (bombonas) exclusivos para máscaras, luvas, lenços, guardanapos e outros materiais, ou seja, aqueles que foram utilizados pelos clientes dentro dos estabelecimentos.

Depois que o material for ensacado, que ele seja devidamente identificado como material contaminado, protegendo os coletores e tendo a destinação correta.

IMPRESSOS E MÍDIA SOCIAL – A expectativa dos idealizadores dos cartazes é que as informações tenham um amplo alcance. Em versões para impressos e mídia social, entre elas, o WhatsApp, eles pretendem disseminar o conteúdo para que seja utilizado em pontos do comércio, repartições públicas e, também, como adesivos fixados em automóveis e locais visíveis.

Por seguir as diretrizes da OMS, as informações são universais e podem ser levadas para outros estados e países.

MATERIAL – Os cartazes Unidos Contra a Covid-19 foram criados pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Instituto Água e Terra (IAT) e Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) – seção Paraná.