Franklin de Freitas – Oficialmente

Os cartórios de Registro Civil do do Paraná registraram, até a meia noite de ontem, 61 mortes cujas causas foram identificadas por médicos como suspeita ou com confirmação de Covid-19. Os números estão disponíveis no Portal da Transparência do Registro Civil (transparencia.registrocivil.org.br/especial- covid), plataforma eletrônica que reúne os dados registrados pelos cartórios de todo o país administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil). Oficialmente, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o Paraná teve até ontem 58 mortes confirmadas por coronavírus.

Segundo a entidade, mesmo a plataforma sendo um retrato fidedigno de todos os óbitos registrados pelos cartórios, os prazos legais para a realização do registro e para seu posterior envio à Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), regulamentada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), podem fazer com que os números sejam ainda maiores. Isto por que a Lei Federal 6.015 prevê um prazo para registro de até 24 horas do falecimento, podendo ser expandido para até 15 dias em alguns casos, enquanto a norma do CNJ prevê que os cartórios devem enviar seus registros à Central Nacional em até oito dias após a efetuação do óbito. 

Desde o último dia 1º, data de lançamento da plataforma, já estavam disponíveis no portal os dados relativos a todo o Brasil e, também, segmentados por estados. Em todo o país, o número atinge 3.529 óbitos até ontem.

Na plataforma estão, também, as estatísticas de registros de óbitos cuja causa mortis foi apontada pelos profissionais de saúde como Insuficiência Respiratória e Pneumonia, condições relacionadas à COVID-19 e que podem constar como causas de falecimentos. Entre o início de março e o dia 20 de abril, foram registrados 2.372 óbitos destas doenças no estado do Paraná, e 43.905 no Brasil todo.

A Covid-19 é uma doença altamente contagiosa que já deixou mais de 180 mil mortos no mundo. A primeira morte em decorrência da infecção pelo novo coronavírus foi registrada no Brasil no dia 16 de março. Entre seus sintomas, estão tosse seca, coriza, dor no corpo e febre – todos muito semelhantes aos apresentados em casos de gripes e resfriados. Segundo dados do Ministério da Saúde 86% dos casos de Covid-19 não apresentam sintomas. Para garantir o diagnóstico, são necessários testes específicos, que estão cada vez mais escassos nos postos de atendimento.