Divulgação

A 1º edição da Campanha Natal inteligente, lançada pela Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg-PR) este ano, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc PR), incentiva a doação e arrecadação de materiais escolares destinados a crianças de todo o estado. A entidade defende que a educação é a principal ferramenta para a transformação social, e que, mobilizando os ofícios extrajudiciais em um esforço conjunto, tem a chance de potencializar a contribuição com esse desenvolvimento.

O exercício da função social é inerente às atividades desempenhadas em cartórios. “Participamos ativamente da vida das pessoas, seja no nascimento de um filho, casamento ou falecimento de um ente querido, por meio do Registro Civil, na aquisição da moradia própria, com os serviços do Registro de Imóveis, entre outras tantas atribuições”, destaca a registradora Mariana Carvalho Pozenato Martins, vice-presidente da Anoreg-PR.

Por isso, a Anoreg-PR e os cartórios do estado se uniram para ampliar a doação e arrecadação de itens destinados a instituições sociais que atendem crianças em situações de vulnerabilidade social. Por estarem espalhados por todo o Paraná, os ofícios extrajudiciais conseguem funcionar efetivamente como pontos de arrecadação. Ao todo 280 cartórios, presentes em mais de 130 cidades, aderiram ao projeto. “Juntos, podemos alcançar ainda mais pessoas. A importância está em usar a nossa capilaridade para conseguirmos atingir e ajudar a comunidade do nosso estado”, esclarece a vice-presidente da Anoreg-PR.

A ação pretende arrecadar os seguintes itens de material escolar: cadernos, lápis, canetas, borrachas, colas, estojos, mochilas, giz de cera, canetinha e livros literários. As doações se estendem a brinquedos novos, seminovos e usados – desde que em perfeitas condições de uso – integrando a Campanha do Brinquedo, idealizada pelo Sesc PR. Os itens serão recolhidos nos postos de arrecadação da campanha até 10 de dezembro, para brinquedos, e 31 de janeiro, para materiais escolares.

Pessoas interessadas em participar da campanha podem conferir os postos de arrecadação no site da Anoreg-PR (anoregpr.org.br).