Uma das principais cidades do Paraná, Cascavel, localizada na região norte do estado, pode voltar a adotar em breve uma medida para fechamento geral do município. Quem afirma isso é o prefeito Leonaldo Paranhos (PSC), que neste domingo (10 de maio) realizou uma live no Facebook para falar sobre algumas ações que serão tomadas pela Prefeitura no combate ao coronavírus.

Segundo Paranhos, “a qualquer momento” a cidade pode voltar a ser fechada totalmente, como havia sido feito ainda no início da pandemia. Segundo ele, a taxa de isolamento na cidade está baixa e o comércio, que em sua maioria (92%) está aberto, não tem cumprido com as exigências sanitárias.

Na visão do prefeito, as medidas tomadas pela cidade trouxeram alívio ao sistema de saúde, mas não há o domínio da situação e o temor é que o relaxamento do isolamento social resulte num avanço rápido dos contágios entre os cidadãos.

A partir de terça-feira já passa a valer uma regulação de cascavelentes que saíam do município. Antes de viajar, estas pessoas devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, informando o deslocamento.

Até aqui, Cascavel já confirmou 95 casos de Covid-19, com quatro óbitos. Há uma semana, no dia 3 de maio, eram 85 casos com as mesmas quatro mortes, o que significa que 10 novos casos de infecção foram confirmados na última semana.