Daniel Castellano / SMCS – Saúde de Curitiba realiza treinamento sobre o Covid-19

O Ministério da Saúde (MS) confirmou mais quatro casos de coronavírus no Brasil, totalizando seis em São Paulo, um no Rio de Janeiro e outro no Espírito Santo. Um caso no Distrito Federal está à espera da contraprova, e pode ser o nono caso positivo.

Com a atualização dos dados de ontem, o Brasil tem 636 casos suspeitos e oito confirmados. Os casos confirmados estão em isolamento domiciliar. O caso do Espírito Santo é uma mulher de 37 anos, com histórico de viagem.

Existe um caso atípico em São Paulo, também dentre os confirmados. Uma jovem de 13 anos retornou da Itália, não apresentou sintomas, mas teve a presença do vírus confirmada no organismo. Ela procurou atendimento médico por outro motivo, ter rompido um tendão. E, durante os procedimentos médicos, os exames detectaram o vírus.

Isso não significa que essa jovem pode transmitir o vírus. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, ela não está em isolamento e não transmitiu o vírus a ninguém.

Paraná e Curitiba
No Paraná, até ontem, eram 20 casos suspeitos do coronavírus. Em relação ao boletim do dia anterior, um caso suspeito foi descartado e outros oito foram incluídos na lista. Desde o início do ano nove foram descartados.

Em Curitiba, são 11 casos suspeitos, com quatro novos. Entre os casos novos está um casal – um homem de 36 anos e uma mulher de 35 anos –, que esteve em viagem recente para Espanha, país que já registra circulação local da doença. O casal reside em outro estado, mas possui familiares em Curitiba. Após o início dos sintomas buscaram por atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Os sete casos divulgados pela SMS na tarde da última quarta-feira seguem aguardando resultado dos exames