O Banco de Alimentos da Ceasa Curitiba recebeu nesta semana cerca de 14 mil quilos de tomate e 5 mil quilos de laranjas. Os hortigranjeiros doados pelos permissionários e produtores que atuam no atacado da empresa foram repassados para entidades assistenciais localizadas em oito bairros de Curitiba cadastradas junto ao programa da Ceasa Paraná.

Agradecemos aos permissionários e produtores que colaboram com essas doações. São produtos que ainda apresentam bom estado de consumo, mas por estarem fora do padrão comercial são descartados, e poderiam ser jogados fora, diz o diretor-presidente da Ceasa Paraná, Natalino Avance de Souza.

As doações de tomate e laranja foram entregues para entidades dos bairros Pinheirinho, Tatuquara, Caximba, Campo do Santana, Rio Bonito, Cidade Industrial, Xapinhal e Cajuru. Contamos com o apoio das respectivas regionais da Prefeitura de Curitiba para fazer a separação e a distribuição desses produtos. Diariamente, em sistema de rodízio, o Banco de Alimentos também entrega hortigranjeiros para as 170 entidades cadastradas no programa em Curitiba, explica a assistente social da Ceasa, Jaqueline Macedo,

O Banco de Alimentos é uma iniciativa de abastecimento e segurança alimentar e funciona através da coleta dos produtos não comercializados pelos atacadistas e produtores rurais nas cinco unidades da Ceasa do Paraná – Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu.

Estão cadastradas no programa 531 entidades assistenciais como creches, hospitais, asilos, casas de recuperação e casas lares, que atendem pessoas em estado de insegurança alimentar e nutricional e famílias em situação de vulnerabilidade social. Em média, por mês, o programa repassa cerca de 420 mil quilos de hortigranjeiros, beneficiando em torno de 80 mil pessoas.