Marcello Casal Jr/ABr

A cada 60 segundos uma criança fica cega no mundo. De cada 10 casos de perda da visão infantil, oito poderiam ser evitados se detectados precocemente. De acordo com a Agência Internacional de Prevenção à Cegueira, órgão ligado à Organização Mundial da Saúde (OMS), por ano 33 mil crianças deixam de enxergar por conta de doenças oculares evitáveis.

Os principais motivos que levam a cegueira infantil são os erros de refração, a retinopatia da prematuridade, a catarata e o glaucoma congênito, as cicatrizes retinianas e corneanas, além do retinoblastoma e malformações oculares. Além destes, ainda na barriga da mãe, o zika vírus, a rubéola, a toxoplasmose e outras doenças infecciosas também podem levar o bebê a nascer com alguma deficiência visual.

Para alertar sobre a cegueira infantil, um grupo de oftalmologistas de Curitiba criou o Movimentos Juntos pela Visão Infantil no Paraná e possibilita a realização de exames em recém-nascidos para diagnosticar possíveis doenças que podem levar à cegueira infantil. Este exame é feito por um retinógrafo, aparelho de última geração que permite avaliar 130 graus do globo ocular e, assim detectar precocemente inúmeros possíveis problemas na visão dos bebês.

“Com uma incidência tão alta de enfermidades oftálmicas, é essencial avaliar os olhos de todos os bebês para evitar cegueira e para um tratamento adequado das doenças oculares”, afirma Carlos Moreira Junior, diretor do Hospital dos Olhos e um dos coordenadores do Movimento. Ele é um dos responsáveis por trazer o Teste do Olhinho Digital, o primeiro de toda a Região Sul, e que está disponível no hospital e em algumas maternidades da capital e região metropolitana.