Divulgação – Quem diria

Para muitos brasileiros, a rotina corrida e sobrecarregada acaba sendo um grande empecilho para começar ou concluir um curso de graduação ou pós-graduação. Mas o avanço tecnológico das plataformas de ensino a distância criam uma oportunidade única para quem deseja estudar, tornando o estudo via celular ou tablet mais fácil e atraente.

Tendo em vista esse cenário, o ambiente virtual de aprendizagem Canvas encomendou uma pesquisa da Toluna, com 1.000 brasileiros, e mostrou que do total de pessoas que tem planos de fazer um curso de graduação ou pós-graduação, 42,17% fariam se fosse online e/ou 33,7% se fosse semipresencial. A pesquisa foi feita no dia 14 de junho, na plataforma Toluna Insights, com jovens entre 18 e 34 anos em todas as regiões do Brasil.

Os principais motivos para essa escolha são exatamente ligados a flexibilidade de horários e de ferramentas que o ensino a distância oferece ao estudante. Poder estudar a qualquer momento e no seu próprio ritmo (54,31%), e poder estudar em qualquer lugar (21,55%) são as maiores vantagens apontadas pelos entrevistados.

Já em relação às ferramentas utilizadas para estudar em cursos online, a pesquisa mostrou que, apesar do computador ainda ser a ferramenta mais utilizada para cursar estudos a distância (81,25%), o celular (38,58%) tem se destacado cada vez mais entre os estudantes.

A praticidade de poder acessar tarefas, arquivos, módulos e materiais do curso (como vídeos e textos) por meio do aplicativo para smartphone, permite que o aluno possa estudar a qualquer momento do dia e em qualquer lugar. Dessa forma, períodos do dia que seriam desperdiçados, como por exemplo tempo gasto em transporte público, acaba sendo melhor usado e se torna produtivo.

“Uma das principais tendências do ensino a distância é o estudo em dispositivos móveis. Num mercado de trabalho competitivo, há uma necessidade permanente de reciclagem e de acúmulo de novos conhecimentos ou técnicas. Por isso nós, no Canvas, buscamos produzir a melhor navegação e a melhor interface possível para os estudantes que optam por estudar no tablet ou no celular”, explicou o diretor regional do Canvas no Brasil, Bruno Giannini.

Preferência
O ensino a distância vem se posicionando como uma das modalidades preferidas em todo o mundo. O Brasil é um dos países onde a adoção o EaD pelos estudantes tem crescido de forma mais rápida. Segundo dados da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), se o ritmo do número de matrículas de alunos online de mantiver, poderá ultrapassar o ensino presencial tradicional, até 2023.

O ensino a distância atrai jovens com uma grande oferta de recursos tecnológicos. O e-learning vem adaptando e incorporando novas tecnologias como inteligência artificial e a realidade virtual e aumentada que, além de transformar a forma como os estudantes se conectam com a informação, fazem com que seja cada vez mais atrativo e enriquecedor acessar cursos virtuais.

Smartphones se tornaram a principal ferramenta de pesquisa em todo o mundo. Estes dispositivos permitem que novas tecnologias, como a Inteligência Artificial, contribuam com a aprendizagem dos estudantes adiantando-se às necessidades e personalizando os insumos ao redor de cada participante.

Para 2019, as tendências sinalizam que o uso de materiais audiovisuais e gráficos, como VR e AR, seguirão crescendo, com o objetivo de oferecer aos estudantes uma forma mais divertida e dinâmica. Ainda que isso não seja uma novidade, já que vem se implementando há algum tempo como teste, seus excelentes resultados posicionaram essas novas tecnologias como insumos do futuro, dentro do modelo de aprendizagem adaptativa.

Plataformas de aprendizagem online, como o Canvas, tem transformando seu conteúdo de acordo com as necessidades dos alunos, permitindo-lhes não apenas obter uma recompensa pelo esforço, mas também que as organizações que os levam a aprender gerem climas de trabalho mais estáveis e com menos rotação. Da mesma forma, a dinâmica de gamificação ou de jogos para a aprendizagem continua a ser altamente aclamada por organizações acadêmicas e empresariais que os consideram altamente motivadores para os alunos.

“As novas tecnologias continuam a permitir que alcancemos os alunos com uma oferta muito atraente e altamente interativa que lhes permite cumprir seus objetivos de aprendizado sem esforço em um curto espaço de tempo. No caso do Canvas, os cursos possuem recursos audiovisuais e dinâmicos interessantes que permitem reter informações para uma melhor aplicação do conhecimento no dia-a-dia dos alunos”, afirma Alejandro Sisniega, diretor para a América Latina da Instructure, empresa desenvolvedora do Canvas.

O futuro sugere que haverá uma maior personalização do conteúdo de acordo com os interesses e necessidades presentes em cada um dos módulos de estudo. Isso significa que o e-learning projeta uma oferta cada vez mais personalizada e disponível com a intenção de transcender o tempo.