Publicidade

Centro Virtual de Atendimento

A Receita Federal disponibiliza em seu site um atendimento virtual conhecido como e-cac em que é possível verificar a situação do contribuinte pessoa física ou pessoa jurídica, podendo por exemplo acompanhar a situação da declaração do Imposto de Renda: se existem pendencias de malha ou se a mesma foi processada e está liberada.
Para acessar o e-cac é possível de duas formas: através do certificado digital, dispositivo que tanto a pessoa física quanto a jurídica possuem, com validade de um ou três anos.
Para aqueles que não possuem o certificado digital e são pessoas físicas existe a possibilidade de fazer um código de acesso utilizando os dois últimos recibos do imposto de renda. Quando forem digitados os dados solicitados para o cadastro será gerado um código de acesso com 12 dígitos numéricos. Será solicitado também que se crie uma senha com números e letras.
Para as pessoas jurídicas do simples nacional é possível fazer esse código de acesso utilizando-se os recibos do imposto de renda do sócio administrador ou fazer um certificado digital, que é o único meio de acesso para as outras formas tributárias empresariais.
Reforçando que a utilização do e-cac é uma forma fácil de saber como está o processamento do imposto de renda, se houve alguma inconsistência que deixou a declaração em malha fina etc. Para as Empresas verificar possíveis problemas tributários, agendamentos junto a Receita Federal etc.
O endereço para acesso ao e-cac é https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login/index
Celso Oliveira é contabilista, professor da Faculdade Estácio Curitiba

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES