A cerveja, bebida já consumida por nobres e camponeses egípcios, vive hoje no Brasil um mercado em transformação. Uma das mudanças, em curso desde a década de 1990, é a expansão da cerveja artesanal. Segundo levantamento do Instituto da Cerveja, em 2015 eram 372 cervejarias no país, contra 46 em 2005.

Com o crescimento das chamadas cervejas gourmet, criam-se novos hábitos entre os consumidores, que passam a consumir o produto menos em quantidade, e mais apreciando sabores. Na avaliação da engenheira de alimentos Kathia Zanatta, à frente do Instituto da Cerveja, essa mudança no comportamento serve para atenuar a associação entre álcool e agressividade.

Apesar dessa tendência de mercado, muitas pessoas ainda não sabem como degustar uma cerveja artesanal. Ainda há quem associe um copo de cerveja apenas a churrasco e a verão. E o que é pior, ao menos sob o ponto de vista dos cervejeiros, consumo de pilsen associada à carne vermelha.

De modo geral, a regra é que a cerveja deve ser escolhida de acordo com a leveza dos pratos, ou seja, quanto mais leve o sabor, mais leve e gelada deve ser a cerveja. Já as cervejas mais pesadas, em teor alcóolico e também no amargor devem ser ingeridas acompanhadas de pratos mais fortes. Outra dica para harmonização de cervejas é não esquecer de incluir água, que serve para limpar o paladar e também para amenizar os efeitos do álcool.

Esse novo conceito tem ajudado a desmanchar a visão de encher a cara e passar a apreciar a bebida. Esse é o maior tabu: cerveja não é para afogar as mágoas, ela exige momentos especiais, é para comemorar. O consumo exagerado leva a episódios de violência, e a gente, sempre que comercializa, fala do consumo responsável, acredita Kathia.

Apesar da facilidade de poder produzir a cerveja até mesmo dentro de casa, o custo dos equipamaentos e insumos é alto, o que também encarece o valor do produto final, que pode ser encontrado com facilidade nas gondôlas dos supermercados. Por contas das especificidades do produto os preços são maiores que os pagos pela pilsen — a mais comum. Algumas garrafas artesanais são vendidas a partir de R$ 40.


Salão reúne 22 rótulos

Salão de Eventos do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, vai sediar amanhã, o 1º Encontro de Negócios das Cervejarias Artesanais do Paraná. O evento acontece das 9h30 às 14 horas, e tem por objetivo aproximar fornecedores e potenciais compradores, esclarecer os diferenciais da cerveja artesanal da convencional, além de possibilitar a ampliação de mercado para as empresas do ramo.

A ação de mercado do Sebrae/PR integra a programação do Festival de Cultura da Cerveja Artesanal, realizada pela Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva), que acontece de 5 a 13 de agosto, no Museu. O Encontro de Negócios, conforme a consultora do Sebrae/PR, Michele Riquetti Tesser, deve atrair 22 cervejarias artesanais de diferentes cidades do Estado, como Curitiba, Pinhais, Colombo, Ponta Grossa, Maringá, Londrina e Palmas, além de 30 potenciais compradores de Curitiba e região metropolitana.

É a primeira ação de mercado dentro do projeto de potencialização das cervejas especiais do Paraná, que tem como foco a qualidade sensorial das cervejas produzidas, acesso a mercados, tecnologia e inovação e gestão de excelência, pontua.


Dicas para harmonização de cervejas

1 Queijo
Quanto mais forte for o queijo, mais potente deve ser a cerveja. Em relação a cerveja potência quer dizer amargor e teor alcóolico

2 Degustação
Comece pelas cervejas mais leves e queijos mais suaves, para depois ir para os rótulos mais encorpados e queijos mais fortes

3 Quantia
Para que todos saim inteiros da degustação, limite o número de rótulos a cinco. Uma medida é beber de 150 ml a 200 ml de cada tipo de cerveja

4 Composição
Tenha ao menos três tipos de queijo: adocicado e/ou frutado (estepe, gruyere e emental, por exemplo). Um mais salgado (parmesão) e outro com fungos (brie, camembert)

5 Limpe o paladar
Sirva água à vontade durante a degustação. Ela serve para limpar o paladar e também para amenizar os efeitos do álcool

6 Temperatura
A temperadura ideal para servir as cervejas é de 2ºC a 14ºC. Quanto mais alcoolica e complexa, menor refrigeradão ela pede. A recomendação para uma porter é de 8ºc a 12ºC. Já uma Pilsen, deve ser mais gelada.

7 Pratos leves
Quanto mais leves forem os pratos mais leves devem ser as cervejas. Para estes tipos de pratos, a mais indicada é a pilsen

8 Trigo
As weiss são indicadas para porções de salsichas, canapés e frutos do mar

9 Carnes
As melhores cervejas para acompanhar carne bovina são as mais fortes