Eduardo Betinarti

O céu de Curitiba chamou a atenção no final da tarde desta terça (15) e fotos invadiram as redes sociais. É que foi possível ver um colorido diferente. Mas o que explica esse fenômeno?

Há um ditado popular, inclusive, que trata da questão. Você talvez já tenha ouvido: “À noite céu vermelho, deleite do marinheiro; de manhã céu vermelho, toma cuidado marinheiro”. O ditado refere-se justamente à vermelhidão do céu no pôr-do-sol e logo ao amanhecer. Mas está errado quem pensa, como indica a crença popular, que os tons celestes indicam a ocorrência de chuva ou de céu limpo. Na verdade, a alteração das cores acontece por conta da quantidade de nuvens e de poluição presente na atmosfera.

Isso ocorre porque a luz do sol, na verdade, é uma mistura de todas as cores visíveis, cada uma delas correspondendo a um comprimento de onda. Ao atravessar a atmosfera, essa luz é espalhada pelas partículas do ar, num fenômeno chamado ressonância e que depende justamente do comprimento de cada onda da luz e do tamanho das moléculas de ar.

Como o azul se espalha com maior eficiência do que o vermelho, é mais comum vermos o céu azul, especialmente durante o dia. Entretanto, quando o Sol está nascendo ou se pondo, outras cores, principalmente o amarelo, laranja e vermelho, acabam se tornando mais visíveis devido ao fato de a luz emanada pelo Sol ter de percorrer uma distância muito maior pela atmosfera. Além disso, pelo ângulo em que o Sol se encontra, os raios devem atravessar uma grande quantidade de nuvens e partículas de poluição. E aí acontece o fenômeno visto no final da tarde de hoje, com o céu ficando colorido ou com tom avermelhado mais forte.