Reprodução/Youtube

O curitibano não pode apreciar a Superlua Rosa na noite desta terça-feira (7). O céu ficou nublado desde o final da tarde. Mas, nem tudo está perdido. O fenômeno tem previsão de durar até esta quinta-feira (9). Para esta quarta (8), a previsão em Curitiba é de tempo parcialmente encoberto ao longo do dia. De noite, o céu ainda pode ter muitas nuvens, mas pode ser possível observar a lua ou a sua luminosdiade.

Nesta quarta, aliás, a Superlua vai estar na sua plenitude, e deve nascer por volta das 18h55. No seu ápica, a Superlua parece 7% maior que o nromal. Já para amanhã, a previsão é de tempo limpo na maior parte do tempo.

A maior superlua do ano, conhecida como Superlua Rosa, marca a coincidência da Lua Cheia com o instante em que ela está mais próxima da Terra. Apesar do termo, cunhado nos Estados Unidos, a cor da lua não se altera durante o período. Como esta época marca o início da primavera no hemisfério Norte, é comum o surgimento de uma planta com a flor rosada, fato que inspirou o nome. Neste ano ainda vão ocorrer outros fenômenos com a Lua, nos dias 16 de outubro e 15 de novembro, mas na fase de Lua Nova.