Franklin de Freitas – Próximos dias devem ser de muito frio no Estado

Enquanto o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já avalia que o Paraná não deve registrar a ocorrência de neve nos próximos dias, os meteorologistas do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) seguem acompanhando a possibilidade de ocorrência do fenômeno em território paranaense.  Para confundir ainda mais os paranaenses e curitibanos, nesta quarta (19), o Instituto Metsul fez em uma nova projeção confirmando a possibilidade de que a neve chegue no Leste do Paraná e até a região metropolitana de Curitiba na sexta-feira (21). Já o Climatempo diz que há condições para nevar em áreas dos Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, mas não em Curitiba, nesta quinta (20) e sexta (21). Segundo o instituto, deve gear em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. O que todos concordam é que essa massa de ar polar deve causar os recordes de temperaturas baixas em todo Sul e até em São Paulo. 

Conforme o Simepar, não será desta vez que vai nevar no Paraná. O órgão acompanha a formação da massa de ar polar que se aproxima da região Sul do País e avalia que o cenário no Estado não é favorável para a neve.  De acordo com o meteorologista do Simeparm Fernando Mendonça Mendes, como a ocorrência de neve é algo raro no estado, fica mais difícil confiar em previsões desse tipo quando dão conta de um período mais distante no tempo. Segundo o meteorologista, é mais possível e provável que haja a ocorrência de neve entre as serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. “A princípio ainda estamos acompanhando (essa possibilidade)”, explica Mendes. Mas, mesmo sem neve, a partir de hoje as temperaturas devem despencar no Paraná. Todas as regiões do Estado já devem ter temperaturas baixas nesta tarde. As máximas previstas para hoje mal passam dos 15ºC nas diversas regiões, com exceção do Norte Pioneiro.

“Enfatizamos que modelo numérico é ferramenta de previsão e não prognóstico final”, destacou o MetSul sobre a possibilidade de neve na região de Curitiba. Conforme a meteorologista Estael Sias, do Metsul, no Paraná a maior possibilidade de neve é no sul de Palmas: “Mas há a possibilidade de que tenhamos alguma surpresa por conta do tempo. Isso porque a massa de ar polar responsável pela queda nas temperaturas, aliada com a chuva, pode trazer o fenômeno para a Região Metropolitana de Curitiba”.

A meteorologista Josélia Pegorim, do Climatempo, lembra que dificilmente teremos uma onda de frio de tão forte na Região Sul e chama a atenção também para a possibilidade de chuva congelada nos estados do Sul: “A chance de neve é maior no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, nas áreas de planalto, mas não dá para descartar no Paraná, na região de Palmas e General Carneiro, mas em Curiitiba e em São Paulo não há chances. Não podemos descartar também a chuva congelada em várias localidades”. Segundo ela, sexta (20) será o Dia D para possibilidade de neve.

Com ou sem neve, vai esfriar para valer

Com ou sem neve, a partir de desta quinta (20), as temperaturas devem despencar no Paraná. Todas as regiões do Estado já devem ter temperaturas baixas nesta tarde. As máximas previstas para hoje mal passam dos 15ºC nas diversas regiões, com exceção do Norte Pioneiro. A forte massa de ar frio que se desloca pelo Sul do Brasi avança pelo fim de semana. Amanhã, são esperados registros de temperaturas de 2ºC a 3ºC na faixa Centro-Sul e Sudoeste. Em Curitiba a mínima pode chegar a 4ºC.

No sábado, o interior do Estado — Centro, Sul, Sudoeste — podem marcar zero grau, com geadas. Na Capital também faz muito frio pela manhã. No domingo ainda deve fazer frio, mas as temperaturas começam a subir.