Luiz Costa/SMCS

O cheiro do molho de ragu feito com pinhão, linguiça colonial, cogumelos e salsinha parou a compra dos clientes da Feira Livre do Ahú, na manhã desta quinta-feira (6/6). A aula-show comandada pelo chef Marcelo Empinotti faz parte da programação do Festival Sabores do Pinhão.

Até domingo (9/6), a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento vai promover aulas-show com chefs renomados da cidade em feiras livres. Todas as receitas têm o pinhão como ingrediente principal.

Os hortifrutigranjeiros usados pelos cozinheiros nas aulas-show são doados pelos feirantes e podem ser encontrados nas feiras. Todas as aulas são gratuitas, sempre das 9h às 10h, e ao final os espectadores/alunos podem degustar o prato preparado pelo chef. As receitas feitas no dia também ficam impressas e podem ser levadas para casa.

As próximas aulas-show serão na Feira Livre do Água Verde, nesta sexta-feira (7/6); no Alto da Glória, no sábado (8/6); e na Praça 29 de Março, no domingo (9/6). Veja a programação completa abaixo.

Ingredientes da feira

A receita do molho de ragu feita pelo chef Marcelo Empinotti, nesta quinta-feira (6/6), inspirou os cozinheiros amadores que estavam na feira a tentarem repeti-la em casa.

“É um prato muito prático, que pode ser feito no nosso dia a dia. Todos os ingredientes que usei estão aqui do nosso lado, na feira. Além disso é um prato de outono, só temos o pinhão nesta época, temos que aproveitar”, disse Empinotti. O molho foi servido com uma massa artesanal.

A aposentada Maria Manicka, de 83 anos, viu pela televisão que haveria uma aula-show na feira que frequenta todas as semanas e foi acompanhar de perto a receita. “Hoje vim mais cedo na feira para participar da aula-show. Gosto muito do pinhão e já peguei a receita para tentar fazer em casa”, disse.

O aroma do molho de ragu chamou a atenção de Fulvia Morlotti, 64 anos, que parou as compras para acompanhar a aula-show. “O cheiro está bom, vou tentar fazer essa receita em casa no fim de semana, com todo mundo junto ajudando”, afirmou. “O pinhão a gente só sabe cozinhar e comer, não sabia que dava para fazer outros pratos”, completou.

Arthur Peçanha Barros, 33 anos, também terá um jantar diferente. “Vou pegar os ingredientes aqui na feira mesmo, pretendo fazer a receita hoje à noite ou amanhã”, disse.

Mercado Municipal

O Mercado Municipal de Curitiba também terá uma programação especial do Festival Sabores do Pinhão. De 26 a 30 de junho uma feira será montada na Rua General Carneiro, com estandes comercializando pratos à base de pinhão.

O Festival Sabores do Pinhão é promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, com o apoio do Instituto Municipal de Turismo e Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba (Ascesme).

“A programação é resultado de um esforço de diversas instituições para valorizar a gastronomia e a cultura regional junto ao mercado consumidor curitibano”, destaca Luiz Gusi, secretário municipal de Agricultura e Abastecimento.

Programação de aulas-show nas feiras

Sexta-feira (7/6) – chef Danilo Takigawa

Feira Livre do Água Verde, Rua Cel. Dulcídio (entre Rua Petit Carneiro e Av. Água Verde)

Horário: das 9h às 10h

Sábado (8/6) – chef Maurício Fontana

Feira Livre do Alto da Glória, Rua Alberto Bolliger (entre Augusto Stresser e Itupava)

Horário: das 9h às 10h

Domingo (9/6) – chef Renata Abreu

Feira Livre das Mercês, Praça 29 de Março

Horário: das 9h às 10h