Impossível não pensar em chocolate nesta época do ano. Famoso inimigo das dietas, ele ganha ainda mais destaque com a proximidade da Páscoa. A boa notícia é que o chocolate também pode ser um aliado da beleza. “O cacau tem efeito antioxidante, previne o envelhecimento, renova as células e é também um poderoso hidratante, capaz de evitar o ressecamento da pele e dos fios”, explica a fisioterapeuta Nathaly Boldrini.

Pensando nisso, a indústria cosmética, clínicas e spas estão apostando cada vez mais no chocolate como ingrediente para os mais variados tratamentos estéticos. É a chamada chocolaterapia. “Além de todos estes benefícios, ele ainda estimula os sentidos. Seu cheirinho e sua textura na pele remetem a uma memória positiva, aumentando o nível de serotonina e proporcionando sensações de prazer e bem-estar. Isso tudo sem precisar se preocupar com as calorias”, revela a fisioterapeuta.

Na Lavillie Femme, em Curitiba, o Spa do Chocolate mescla esfoliação e hidratação corporal, hidratação capilar e tratamento facial — tudo com o cacau como protagonista. “É um procedimento que proporciona maciez e vitalidade à pele, além de brilho para os cabelos”, afirma Nathaly. Em abril, para celebrar a Páscoa, o Spa do Chocolate está com valor promocional de R$360,00 (40% de desconto). A Lavillie Femme fica na Rua Dr. Roberto Barrozo, 1446, nas Mercês.

ATÉ ONDE O CACAU É VILÃO OU HERÓI PARA A SAÚDE
A crença de que o chocolate é motivo de preocupação pelas calorias a mais e pelo excesso de açúcar pode estar com os dias contados. Pesquisas recentes relacionam o consumo de chocolate à redução da formação de placas de gordura, devido à diminuição da oxidação do colesterol ruim, beneficiando, assim, o funcionamento do coração.

De acordo com a médica cardiologista do Hospital Cardiológico Costantini, Carmen Weigert, o cacau e o chocolate possuem naturalmente uma série de minerais, incluindo o cobre, o magnésio e o potássio, os quais podem afetar positivamente o controle da pressão arterial e dos marcadores de risco cardiovascular. Segundo ela, o consumo de chocolate amargo rico em cacau tem sido sugerido como um importante método dietético preventivo, que visa à melhora dos fatores de risco que propiciam a ocorrência de doença cardiovascular em função do seu alto conteúdo de flavonóides antioxidantes. O chocolate amargo é o que possui maior teor de massa de cacau, por isso o mais indicado é aquele com teor de 70-80%, alerta a cardiologista.

Segundo a especialista, o consumo deve ser em pequenas quantidades, uma vez que o chocolate contém gordura saturada e açúcar, que em excesso podem trazer efeitos nocivos à saúde. A ingestão equilibrada deve ser de até 30g por dia (1 barra pequena) de chocolate amargo (70-80% de cacau), aliado a uma alimentação balanceada em calorias e nutrientes, ressalta Carmen.

Para os cães, nunca
O chocolate parece ser inofensivo, mas em grande quantidade pode até intoxicar os cães. Por isso, com a proximidade do feriado, é preciso saber onde guardar os ovos de chocolate, deixando fora do alcance dos animais, e também evitar oferecer o doce. A veterinária Fabiana Zerbini, da Virbac do Brasil, explica quais as consequências deste ato e os cuidados a serem tomados. “Os chocolates possuem principalmente duas substâncias responsáveis pela intoxicação: a teobromina e a cafeína. Quanto mais escuro (amargo) o chocolate, maior a quantidade dessas substâncias e, portanto, maior a chance de intoxicação”, afirma Fabiana. A veterinária ainda explica que as manifestações clínicas podem ocorrer em até 12 horas após a ingestão e podem variar de leves, como diarreia e vômito, à graves como arritmias cardíacas e insuficiência respiratória, podendo levar até à morte, dependendo do tamanho e da raça do animal e também da quantidade consumida. Por isso, o melhor é afastar ao máximo o cão desse alimento. E caso ocorra a ingestão do doce, a melhor alternativa é levar ao veterinário o quanto antes.